Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-09-2011

Começa audiência que vai decidir se envolvidos em cratera do Metrô vão a julgamento
Jair Paca de Lima, da Defesa Civil, é primeira testemunha a depor nesta terça-feira.
Começa audiência que vai decidir se  envolvidos em cratera do Metrô vão a julgamento
Foto: r7.com.br

Começou, por volta das 14h10 desta terça-feira (27), a primeira etapa da audiência que decidirá se os 14 envolvidos no caso da cratera do Metrô de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, irão a julgamento. Entre os envolvidos estão funcionários do consórcio Via Amarela – responsável pela obra – e do Metrô de São Paulo.

A audiência ocorre no Fórum Regional de Pinheiros e é presidida pela juíza Aparecida Angélica Correia. A representante do Ministério Público de São Paulo é a promotora Eliana Passareli. A única testemunha de acusação a ser ouvida nesta terça-feira será o coronel Jair Paca de Lima, da Defesa Civil de São Paulo.

Segundo o Tribunal de Justiça, serão ouvidas outras sete testemunhas de acusação, sendo duas na quarta-feira (28), uma na quinta (29) e outras quatro por carta precatória.

Ao final da audiência, na quinta-feira, a Justiça decidirá se os 14 envolvidos irão a julgamento responder pelo crime de incolumidade pública, que atinge o patrimônio público e coloca em risco a vida da população, como em casos de explosões, incêndios e atentados contra o transporte público.

Cratera

No dia 12 de janeiro de 2007, a terra cedeu em parte da área da, então, futura estação Pinheiros da linha 4-Amarela do Metrô, formando uma cratera gigante e matando sete pessoas. As buscas pelas vítimas duraram 13 dias.

Os mortos identificados foram o motorista do micro-ônibus tragado pela cratera, Reinaldo Aparecido Leite, de 40 anos; o cobrador, Wescley Adriano da Silva, de 22 anos, a passageira Valéria Alves Marmit, de 37 anos e o funcionário público Marcio Rodrigues Alambert, de 31 anos. Uma pessoa que passava pelo local no momento do desastre, a aposentada Abigail Rossi de Azevedo, de 75 anos; o office-boy Cícero dos Santos, de 60 anos, e o motorista Francisco Sabino Torres, de 48 anos, funcionário da obra, também morreram.

O acidente também atrasou em anos a inauguração da estação, o que ocorreu somente no dia 16 de maio de 2011.


Fonte: r7.com.br
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir