Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-09-2011

Conselho de Direitos Humanos da ONU pede fim da suspensão da Líbia
País havia sido suspenso por conta da repressão de Kadhafi à oposição. Rebeldes tentam erguer novo governo e acabar com resistência kadhafista.
Conselho de Direitos Humanos da ONU pede fim da suspensão da Líbia
Foto: www.g1.com

O Conselho de Direitos Humanos da ONU adotou nesta quinta-feira (29) uma resolução na qual exige que a Assembleia Geral levante a suspensão da Líbia do organismo com sede em Genebra.

A resolução proposta pelo Marrocos, com o apoio de diversos países árabes e europeus como França, Reino Unido e Espanha, foi adotada por consenso entre os membros do Conselho.

O texto afirma "com satisfação que a Líbia se comprometeu a cumprir com as obrigações que lhe cabem em virtude do direito internacional relativo aos direitos humanos, a promover e proteger os direitos humanos, a democracia e o estado de direito, e a cooperar com os mecanismos internacionais dos direitos humanos competentes".

Também felicita a Líbia por seu compromisso para cooperar com "a comissão internacional de investigação" criada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU para investigar as acusações de crimes cometidos no país desde o início, em meados de fevereiro, da revolta contra o regime de Muammar Kadhafi.

Em fevereiro, o Conselho se pronunciou a favor da suspensão da Líbia de seu grupo. A Assembleia Geral aceitou o pedido em 1 de março.

Kadhafi foi derrubado do governo durante a tomada da capital, Trípoli, em agosto. O Conselho Nacional de Transição assumiu o país e tenta montar um governo de transição, ao mesmo tempo que combate os últimos focos de resistência dos grupos pró-Kadhafi.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir