Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-09-2011

5ª Bienal Capixaba do Livro traz 150 mil títulos para venda, no ES
Expectativa é receber 100 mil visitantes nas duas semanas de evento. Bienal acontece de 29 de setembro a 12 de outubro, em Vitória.
5ª Bienal Capixaba do Livro traz 150 mil títulos para venda, no ES
Foto: www.g1.com

A 5ª Bienal Capixaba do Livro começou nesta quinta-feira (29) e vai até o dia 12 de outubro, em Vitória, no Espírito Santo. Segundo o organizador do evento, Fernando Duarte, a expectativa é de receber 100 mil visitantes nas duas semanas de bienal.

Com entrada gratuita, a bienal terá 150 mil títulos disponíveis em 100 estandes e, dessa quantia, cerca de 70% é voltado para o público infantil. Além disso, a programação conta também com oficinas e teatro para as crianças. No espaço interativo, serão apresentadas peças teatrais com temas relacionados à educação no trânsito, além de mostra audiovisual sobre o assunto.

A arena cultural será palco para grupos de contadores de histórias, cantigas de roda e teatro de bonecos, sempre com temas relacionados à educação. Haverá ainda shows de mágica e ilusionismo, apresentações de grupos folclóricos, corais, shows musicais e arte circense, além de sarau de poesias.

A 5ª Bienal Capixaba do Livro é realizada até o dia 12 de outubro, Dia das Crianças, no estacionamento do Shopping Norte Sul, no bairro Jardim Camburi, em Vitória.

Programação
29/09
19h30 - Abertura, com presença de autoridades e convidados e apresentação da banda da Polícia Militar.

3/10
10h - Mesa-redonda com Adriana Sperandio (subsecretária estadual de Educação) e Erlon Paschoal (subsecretário estadual de Cultura) sobre o tema "Políticas públicas sobre a leitura e o livro no Estado do Espírito Santo".

14h - Mesa-redonda com os escritores Luiz Guilherme Santos Neves e Neida Lúcia Moraes sobre o tema "Literatura e história do Espírito Santo: um diálogo possível".

4/10
10h - Mesa-redonda com os cronistas Jeanne Bilich e Jace Theodoro sobre o tema "A crônica como um diálogo possível entre a literatura e o jornalismo".

14h - Palestra com o psicólogo Ítalo Francisco Campos sobre o tema "Violência na sociedade, escola violenta. Como prevenir?".

5/10
10h - Mesa-redonda com a escritora Sara Novaes e o poeta e historiador Evandro Moreira sobre o tema "O centenário de Newton Braga". Depoimento de Anna Graça Braga, irmã do escritor.

14h - Mesa-redonda com os professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Santinho Ferreira de Souza e Maria da Penha Pereira Lins sobre o tema "Usos da linguagem por um mundo melhor".

6/10
10h - Encontro com o escritor Carlos Nejar e lançamento do livro "História da literatura brasileira".

14h - Palestra com Maria Antonieta Antunes Cunha, secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e da Leitura, sobre o tema "Políticas públicas para o livro, a leitura e a literatura no Brasil".

7/10
10h - Encontro com a escritora a Ana Maria Machado e lançamento dos livros "Infâmia" (romance) e "Silenciosa Algazarra" (ensaios).

14h - Mesa-redonda com a escritora Bernadette Lyra e a historiadora Lídia de Azevedo S. Rangel sobre o tema "A literatura feita por mulheres".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir