Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-10-2011

Manifestações apoiam Conselho Nacional Sírio, dizem militantes
Oposição anunciou formação de conselho na véspera na Turquia. Forças de segurança ainda reprimem protestos na Síria, segundo ativistas.
Manifestações apoiam Conselho Nacional Sírio, dizem militantes
Foto: www.g1.com

Manifestações em diferentes cidades da Síria expressaram seu apoio ao "Conselho Nacional Sírio", que reúne pela primeira vez todas as correntes da oposição e cuja formação foi anunciada no domingo em Istambul, anunciaram militantes nesta segunda-feira (3).

"Manifestações de apoio" ocorreram no domingo ao anoitecer no bairro Qadam de Damasco, apesar da mobilização massiva das forças de segurança, assim como em Hama, Homs, Idleb, Deraa, Deir Ezzor e na província de Damasco, indicou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Vídeos postados na página do Facebook "Syrian Revolution 2011", motor do movimento de oposição ao regime do presidente Bashar al Assad, mostraram os manifestantes em Zabadani, 50 km ao norte de Damasco, afirmando seu apoio ao "Conselho Nacional Sírio, nosso representante único e legítimo", e exigindo a saída do presidente.

Já as forças de segurança continuaram nesta segunda-feira com suas incursões, prendendo várias pessoas em Duma, cidade situada a 20 km de Damasco, onde foram ouvidos tiros, segundo o OSDH.

De acordo com a agência de notícias oficial Sana, Saria Hasun, filho do grande mufti da Síria, Admad Badredine Hasun, foi assassinado no domingo "pelos disparos de um grupo terrorista armado" contra o automóvel no qual se deslocava. Mohamad al Omar, um professor de história que se encontrava no veículo, também morreu.

O chefe do OSDH, Rami Abdel Rahman, denunciou "estes atos de assassinato, sejam quais forem os autores, que beneficiam no fim da contas os serviços de segurança repressores" do regime.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir