Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-10-2011

Mulher é presa suspeita de tortura contra filho com deficiência no RS
Menino de 12 anos vive em cadeira de rodas e movimenta apenas as mãos. "Com certeza, nem um animal faria isso para um filho", diz delegada do caso.
Mulher é presa suspeita de tortura contra filho com deficiência no RS
Foto: www.g1.com

Banhos frios, sufocamento, dias de inverno sem roupa, do lado de fora da casa, socos, tapas. São apenas partes de relatos que vizinhos e familiares de um menino de 12 anos da cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul, fizeram à 3ª Delegacia de Polícia do município sobre os maus tratos atribuídos à mãe dele, de 38 anos, detida na manhã desta segunda-feira (3) em cumprimento ao mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça.

O menino possui encefalopatia, uma patologia relacionada ao cérebro. Tem dificuldade motora. Vive em uma cadeira de rodas, movimenta pouco as mãos, e também fala pouco, segundo a delegada do caso, Graciela Foresti.

No dia 22 de setembro, ela foi procurada pelo conselho tutelar depois de uma denúncia do colégio onde o garoto estuda, uma escola pública que não teve o nome divulgado para preservar os envolvidos.

O menino, que usa fralda, negava-se a voltar para casa, em desespero. Aos professores, segundo a delegada, afirmava que não poderia voltar para casa sujo porque a mãe o mataria. Segundo as denúncias de vizinhos e familiares, a mãe tentava sufocar o garoto toda vez que ele precisava trocar a fralda. Quando chorava, tentava estrangulá-lo. Por diversas vezes, teria colocado uma mangueira de água, para que ele parasse com o choro. E teria obrigado o menino a comer as próprias fezes. Levado pelos conselheiros, o menino contou a mesma versão à delegada.

"Os familiares disseram que, quando eles estavam na sala da casa, ouviam o menino se afogando e sufocando. E a mãe dizia: olha como eu faço para ti parar de chorar", diz a delegada. "Ele até não consegue falar porque está com a boca toda cortada. Mas ele me contou, falou comigo. Disse: ela tentou me matar várias vezes."

"Nem bicho"
A descrição das atrocidades relatadas inclui agressões com socos, com tapas, estrangulamento, tudo para que o filho não chorasse. A mãe é suspeita de deixar o filho imóvel no chão gelado, e jogar água fria sobre ele. O mesmo fazia com o filho sem roupas, em dias de inverno, do lado de fora de casa. Deixava-o sem comer, e ele era proibido de ver televisão.

"E não tinha nenhum brinquedo. Acho que nem bicho, com certeza, nem um animal faria isso para um filho", diz a delegada, com a voz embargada. Sobre o tempo em que o menino teria sido submetido a torturas, possivelmente cinco anos, ela afirma: "Não sei se as pessoas ouviam o choro dele. Porque quando ele chorava, ele diz que a mãe colocava a mangueira logo, para ele parar".

A polícia ouviu a avó, a tia e a irmã mais velha do menino, que cuidava dele até se casar e mudar de casa. Há cinco anos, o menino vive apenas com a mãe. Antes, a família morava em São Vicente do Sul, onde também foram feitas denúncias de vizinhos ao conselho tutelar e onde o menino chegou a ser recolhido a um abrigo. Conforme as investigações, a mãe foi atrás da criança e a ameaçou, caso contasse o que acontecia.

No mesmo dia em que o colégio fez a denúncia, o menino foi recolhido a um abrigo municipal. A mãe será encaminhada à Penitenciária Feminina Madre Pelletier. Ela deve ser indiciada por tortura. No inquérito em andamento, a delegada afirma ainda que o indiciamento deve incluir majoração da pena, de um terço a um sexto, por prática de crime contra deficiente físico. "É inacreditável", conclui.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir