Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-10-2011

01 de outubro: Dia nacional do idoso
Itapemirim parabeniza a todos que já chegaram à “melhor idade”
01 de outubro: Dia nacional do idoso
Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim

Estamos, mais uma vez comemorando o dia do idoso, esta camada significativa da população que necessita e merece viver com dignidade e alegria, pois muito trabalhou para criar filhos, família, construir uma sociedade baseada no respeito e solidariedade.

Nesta data tão importante, a atual administração de Itapemirim, por meio da Prefeita Municipal Norma Ayub Alves, abraça a todos os idosos dizendo obrigada pelos momentos de alegria e dor vividos e por tudo que nos ensinaram.

Receba hoje, querido idoso, nosso maior abraço e nosso mais fraterno obrigado. Nós, que ainda não chegamos à "melhor idade", olhamos como expectadores atentos aos seus exemplos, buscando aprimorar nosso caminho na vida para que possamos, com apoio de nossas famílias, dos poderes públicos enfrentarmos uma velhice digna, com menos problemas e com mais qualidade, como pretende a Organização Mundial de Saúde.

Itapemirim muito tem realizado em prol desta camada da população: construiremos o Centro de Convivência, promovemos entretenimento, oficinas e demais serviços direcionados aos idosos.

Nesta semana, iremos promover diversas atividades voltadas para a terceira idade, tais como atendimento médico e caminhadas. Veja a programação completa:


PROGRAMAÇíO

• 04/10: terça-feira às 07h

AMANHECER FELIZ:

Abertura – COMUDI;
Palestras - "Boa Alimentação e a Importância da Atividade Física";
Teste de Glicose e Aferição de Pressão;
Desjejum;
Caminhada.

• 05/10: quarta-feira, às 17h

Palestra com Asdrúbal: "Sexualidade na 3ª Idade"
Apresentação de Jongo

• 06/10: quinta-feira, às 7h:30

Passeio em Anchieta

• 07/10: sexta-feira, às 18h

Apresentação Tia Ciza
Grupo de Forró





Saiba mais sobre a data:

Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.
A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.
O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante.
O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo. Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e o que é pior: muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento. No Brasil, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia: a perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso a planos de saúde são os principais.
























Por Cristina Rangel


    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir