Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-10-2011

Marataízes comemora Dia Nacional do Surdo
Foi a primeira vez que Marataízes realizou um evento voltado para a comunidade surda, visando chamar a atenção para os direitos e importância de incluí-los na sociedade de forma notável e ativa.
Marataízes comemora Dia Nacional do Surdo
Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes

A Secretaria de Educação de Marataízes realizou na última sexta-feira (30) uma belíssima programação para comemorar o Dia Nacional do Surdo, no auditório do CAIC, na Barra do Itapemirim.

Vários momentos marcantes aconteceram durante a programação. As palestras foram ministradas por dois pedagogos surdos (Eliandersom e Cristiano- Cachoeiro de Itapemirim), e um teatro com o tema: "A Tartaruga e a Lebre" que os mesmos adaptaram em Libras. A Biblioteca Itinerante apresentou um teatro "A escolha é sua" utilizando Pantomima (teatro através de mímicas e gestos), foi mostrado um vídeo que mostrou o trabalho que está sendo desenvolvido com os alunos surdos da rede municipal de Marataízes, e encerrando o momento, distribuição de presentes para os participantes, além de um delicioso almoço de confraternização para todos os presentes. Além da comunidade surda de Marataízes, participaram do evento os municípios de Itapemirim, Iconha e Cachoeiro de Itapemirim, com o Projeto "Mãos que falam" apresentando uma palestra sobre a história do surdo.

Durante o evento discutiu-se a importância da realização de um trabalho voltado para os surdos de Marataízes. Segundo a pedagoga Gislene Araújo Estançane, responsável pela coordenação do Setor de Educação Especial da Secretaria de Educação de Marataízes, apenas seis pessoas surdas estão inseridas na rede municipal de ensino, todas com intérprete em sala de aula. Mas esse número, através de um levantamento feito pela secretaria de educação de Marataízes, é muito maior. O município possui cerca de cinquenta surdos que deveriam participar ativamente da sociedade.

"A sociedade ainda classifica o surdo como incapaz e isso não é verdade. Ter deficiência auditiva não significa que o cidadão tem debilidades mentais, surdo é surdo. Precisamos parar de tratar essas pessoas como "coitadinhas" elas são tão capazes quanto qualquer um de nós. O que falta é oportunidade e mais, fazer com que os seus direitos sejam respeitados." Ressalta Gislene.

Segundo a coordenadora, o portador de surdez está amparado pela Lei Federal n° 10.436 de 24 de abril de 2002, que garante a presença de um intérprete quando inseridos no contexto escolar e ainda, adequação dos órgãos públicos para atender esses cidadãos. "Fui prestar exame para um concurso público e por falta de um intérprete perdi a oportunidade de fazer minha prova." Diz Cristiano, pedagogo surdo.

Casos como o do jovem Cristiano acontece com frequência no cotidiano de quem possui deficiência auditiva ou surdez, seja na escola, no mercado de trabalho ou no convívio social. A própria família acaba excluindo-os por desconhecer os direitos que eles possuem. "Fiquei muito emocionada com tudo que presenciei. A relação de amor e amizade entre intérpretes e seus alunos, a interação entre os surdos, a alegria de estarem reunidos num evento em que eles comandaram tudo, é muito emocionante presenciar esse momento. A Secretaria de Educação de Marataízes já abraçou a causa e se Deus nos permitir ainda faremos muitos outros eventos voltados para essa comunidade. Quero agradecer a todos os envolvidos nessa causa." Diz emocionada a Secretária de Educação, Marlúcia Brandão.

A Secretaria de Educação, através do setor de Educação Especial, pretende mobilizar a sociedade para que os surdos de Marataízes se reúnam e lutem pela acessibilidade e efetivação de seus direitos. Até dezembro, estão previstas a realização de mais três eventos.











































Assessoria de Comunicação da PMM
Contato: (28) 9981-8875 • (28) 3532-3636 • Ramal 242 • Email: [email protected]



    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir