Categoria Economia  Noticia Atualizada em 04-10-2011

Europa "pode contar com o Brasil" para superar crise
Dilma durante declara��o conjunta com os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comiss�o Europeia, Jos� Manuel Dur�o Barroso
Europa
Foto: Roberto Stuckert Filho / Presid�ncia

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta ter�a-feira (4), em Bruxelas, na B�lgica, que a Europa "pode contar com o Brasil" para superar a crise financeira.

"Somos parceiros da Uni�o Europeia, podem contar com o Brasil", disse a presidente durante declara��o conjunta com os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comiss�o Europeia, Jos� Manuel Dur�o Barroso.

Conforme a presidente brasileira, o Brasil "est� disposto a assumir sua responsabilidade de forma cooperativa", afirmou Dilma em uma declara��o � imprensa ap�s reuni�o da 5� C�pula Brasil-Uni�o Europeia.

"Queremos afirmar aqui que o �xito da Uni�o Europeia � extremamente importante, n�o s� para os europeus, mas para toda a humanidade, e que o Brasil ser� sempre uma voz solid�ria com a Uni�o Europeia", completou Dilma.

A presidente disse ainda considerar "fundamental" a coordena��o pol�tica "para enfrentar este momento" de crise.

"� pela dificuldade de construir consensos pol�ticos que o mundo hoje atravessa situa��es muito dif�ceis. Tenho certeza de que, com lideran�a, determina��o e sentido de urg�ncia hist�rica, ser� poss�vel superar o grave quadro de instabilidade econ�mica e social e evitar sombrios desdobramentos pol�ticos."

O Brasil integra o grupo dos Brics (Brasil, R�ssia, �ndia, China e �frica do Sul), que recentemente se declarou disposto a considerar, se necess�rio, um apoio, via FMI ou outras institui��es financeiras internacionais, para enfrentar os desafios da estabilidade financeira mundial.

A presidente brasileira voltou a afirmar que a "sa�da da crise somente vir� pelo est�mulo ao crescimento econ�mico, por pol�ticas de estabilidade macroecon�micas, conjugado a pol�ticas sociais de gera��o de renda e emprego".

"N�o faz sentido s� a ado��o de ajustes recessivos. � necess�rio que se fa�am e se tomem medidas macroecon�micas e, ao mesmo tempo, se busque o combate firme ao desemprego, para que as popula��es n�o percam esperan�a no futuro", disse Dilma, repetindo o tema do discurso que fez ao lado do primeiro-ministro da B�lgica, Yves Leterme, na segunda (3), quando afirmou que medidas dr�sticas de ajuste fiscal podem "aprofundar" a estagna��o da economia.

Acompanham a presidente na viagem os ministros Antonio Patriota (Rela��es Exteriores), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Ind�stria e Com�rcio), Aloizio Mercadante (Ci�ncia, Tecnologia e Inova��o), Helena Chagas (Comunica��o Social), Ana de Hollanda (Cultura) e Paulo Bernardo (Comunica��es).

Agenda na B�lgica
Ainda nesta ter�a, a presidente Dilma se encontrou com o Rei Alberto II no Castelo Real de Laeken.

�s 15h do hor�rio local (10h em Bras�lia), Dilma participa do encerramento do F�rum Empresarial Brasil-Uni�o Europ�ia, no Pal�cio de Egmont.

Por volta das 17h (12h em Bras�lia), a presidente vai � cerim�nia de abertura do festival cultural Europalia, no qual o Brasil estar� presente com promo��o das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Bulg�ria
Dilma deve embarcar ainda nesta ter�a para Sofia, capital da Bulg�ria, pa�s natal do pai da presidente. Pela primeira vez, ela visitar� a cidade de origem da fam�lia Rousseff.

Turquia
A viagem oficial se encerra com a passagem da presidente Dilma pela Turquia, onde ela ter� na sexta-feira (7) a primeira reuni�o com o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, reeleito nas elei��es gerais turcas em junho deste ano.

Europa "pode contar com o Brasil" para superar crise, diz Dilma
Presidente se reuniu com l�deres europeus nesta ter�a (4) em Bruxelas.
Dilma disse que Brasil "est� disposto" a assumir responsabilidades.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir