Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 04-10-2011

Pelo menos 57 pessoas morreram em atentado islamita
O n�mero de v�timas do atentado ainda deve aumentar
Pelo menos 57 pessoas morreram em atentado islamita
Foto: AFP, Abdurashid Abikar

MOGAD�SCIO � Pelo menos 57 pessoas morreram nesta ter�a-feira em um atentado suicida contra um complexo ministerial em Mogad�scio. Este � o atentado que mais causou mortes nos �ltimos anos na capital da Som�lia, e � o primeiro reivindicado pelo grupo islamita shebab desde sua retirada da cidade h� dois meses.

"O n�mero de mortos � 57, mas 34 outras pessoas est�o desaparecidas", disse � AFP um policial de Mogad�scio que pediu anonimato.

"N�s acreditamos que o n�mero de mortos � maior, porque as pessoas desaparecidas podem j� estar mortas", acrescentou.

Os shebab foram for�ados a deixar a capital no in�cio de agosto depois de uma ofensiva de tropas pr�-governamentais apoiadas por uma for�a da Uni�o Africana (Amisom).

"Um ve�culo carregado de explosivos entrou em um edif�cio oficial", afirmou por telefone � AFP Mohamud Abdullahi, um taxista.

"O ataque foi praticado por um terrorista em um caminh�o cheio de explosivos", confirmou outra testemunha, Ahmed Mohamed, funcion�rio do Minist�rio da Sa�de.

O atentado visava atingir um pr�dio que abriga quatro minist�rios da Som�lia, em um local conhecido por "K4" ("Km 4"), um dos principais cruzamentos da cidade que leva ao aeroporto ou para as instala��es da Amisom.

O complexo ministerial foi parcialmente destru�do e v�rios carros estacionados nas proximidades pegaram fogo.

Os shebab reivindicaram rapidamente o atentado. "Um de nossos mudjahidines (combatentes) se sacrificou para matar os l�deres do governo federal de transi��o, soldados da Uni�o Africana e informantes que estavam no recinto", declarou � AFP por telefone um l�der shebab, que n�o se identificou.

Os atentados anteriores que mais provocaram mortes em Mogad�scio deixaram 21 mortos na sede da Amisom em setembro de 2009, e 33 mortos em agosto de 2010. O mesmo grupo tamb�m reivindicou o atentado duplo que deixou 76 mortos em julho de 2010 na capital da Uganda Kampala, a primeira a��o fora da Som�lia.

O atentado desta ter�a-feira ocorreu no momento em que estudantes faziam uma fila na entrada do edif�cio para receber uma bolsa de ajuda do governo turco, segundo fontes locais.

A Turquia prometeu uma ajuda substancial para a Som�lia, devastada pela guerra civil que dura mais de 20 anos e que foi atingida por uma forte seca que causou a morte de milhares de pessoas.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, foi o primeiro chefe de governo estrangeiro que esteve em Mogad�scio depois do in�cio da guerra civil em 1991.

For�ados a sa�rem da capital no in�cio de agosto e de outras v�rias localidades ao sul da Som�lia, que estavam em seu controle devido a uma ofensiva pr�-governamental lan�ada em fevereiro, os shebab realizaram v�rios contra-ataques desde ent�o.

Os insurgentes islamitas tiveram �xito principalmente em incurs�es na cidade de Dhobley (sul, perto da fronteira com o Qu�nia) na sexta, e na segunda-feira, na cidade de Dhusamareb (centro). Nas duas vezes se retiraram rapidamente.

Pelo menos 57 pessoas morreram em atentado islamita na Som�lia

O n�mero de v�timas do atentado ainda deve aumentar


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir