Categoria Economia  Noticia Atualizada em 04-10-2011

BC dos EUA está preparado para tomar "novas medidas", diz Bernanke
Presidente do Fed disse que autoridade pode agir se for necessário. "Recuperação da crise tem sido bem menos robusta do que esperávamos".
BC dos EUA está preparado para tomar
Foto: www.g1.com

O presidente do Federal Reserve, (banco central americano), Ben Bernanke, disse nesta terça-feira (4) que o Comitê de Política Monetária do Fed (Fomc, o Copom dos EUA) está preparado para tomar novas medidas para estimular a economia, caso elas sejam consideradas necessárias.

"O Comitê continuará a monitorar de perto os desenvolvimentos econômicos e está preparado para tomar novas medidas caso elas sejam apropriadas para promover uma recuperação econômica mais forte em um cenário de estabilidade dos preços", afirmou.

O presidente do Fed disse que está claro para a autoridade monetária norte-americana que a recuperação da crise tem sido bem menos "robusta" do que se esperava.

"A recuperação da crise tem sido bem menos robusta do que esperávamos", afirmou Bernanke.

"Revisões recentes dos dados econômicos do governo têm mostrado que a recessão se tornou ainda mais profunda, e a recuperação mais fraca, do que era previamente estimado (...). O crescimento econômico fraco levou a um ritmo lento de crescimento nos empregos e renda das famílias", disse.

Alguns republicanos têm criticado fortemente o Fed, afirmando que as ações do banco central podem estar causando mais prejuízos do que benefícios para a economia. "A política monetária pode ser uma ferramenta poderosa, mas não é uma panaceia para os problemas enfrentados atualmente pela economia dos EUA", afirmou Bernanke.

O presidente do Fed reiterou que, apesar de serem necessárias ações para conter a enorme dívida pública do país no longo prazo, os legisladores precisam ser cautelosos para não cortar gastos ou aumentar impostos imediatamente, porque isso pode prejudicar a recuperação.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir