Categoria Pop & Art  Noticia Atualizada em 04-10-2011

Angelina Jolie vai assumir papel novo em crises de refugiados
Atriz norte-americana será Representante Especial para refugiados afegãos. Jolie atua na ONU há dez anos como embaixadora da boa-vontade.
Angelina Jolie vai assumir papel novo em crises de refugiados
Foto: www.g1.com

Angelina Jolie vai assumir um papel novo em crises de refugiados. O anúncio foi feito nesta terça-feira (4) pela atriz norte-americana e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

Fontes do Acnur disseram à Reuters que o novo papel será o de Representante Especial para o problema dos refugiados afegãos.

Mas Jolie, que há dez anos é embaixadora da boa-vontade para o Acnur, se negou a dar informações mais específicas, dizendo a repórteres em Genebra: "Estamos analisando alguns países no mundo."

"Esperamos discutir a questão nas próximas semanas, mas queremos fazer uma pesquisa boa e fazer bem feita," disse ela, depois de falar em uma reunião do Comitê Executivo do Acnur.

Antonio Guterres, o Alto Comissário da ONU para Refugiados, disse na reunião que Angelina Jolie será sua "enviada especial" para situações dramáticas, "de modo a mobilizar forte apoio internacional."

Trabalho com governos
Fontes do Acnur disseram à Reuters que o novo papel da atriz, que deve ser anunciado formalmente nos próximos dias, vai exigir que ela trabalhe com os governos do Afeganistão, Paquistão e Irã sobre a questão dos refugiados afegãos. Paquistão e Irã juntos abrigam 2,7 milhões de refugiados afegãos que fugiram de seu país, segundo a agência.

Na segunda-feira (3) Jolie compareceu de surpresa à cerimônia do Acnur para homenagear um grupo de ajuda iemenita visto como responsável pelo resgate de milhares de refugiados somalis e de outros países africanos que chegam ao Iêmen todos os anos em embarcações precárias.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir