Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-10-2011

Itapemirim participa de Conferência de Emprego e Trabalho Decente
Aconteceu no dia 30 de setembro, no auditório da Prefeitura de Marataízes a 1ª Conferência Intermunicipal de Trabalho e Emprego Decente envolvendo os municípios de Itapemirim e Marataízes.
Itapemirim participa de Conferência de Emprego e Trabalho Decente
Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim

Durante o encontro estiveram presentes e compondo a mesa: representando o estado, o subsecretário de Direitos Humanos Perly Cipriano; representando Itapemirim, a Secretária Municipal de Assistência e Defesa Social, Riane Alves; e representando Marataízes, a Vice Prefeita Dilcéa Marvila, o Secretário de Defesa Social e Segurança Patrimonial, Marcos Duarte Gazzani e o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Humano, José Rubens Brumana.

O evento que teve como finalidade promover um amplo debate sobre políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social começou às 09h com a apresentação e a fala dos componentes da mesa e logo depois a palestra "Gerar Emprego e Trabalho Decente para Combater a Pobreza e as Desigualdades Sociais" tendo como facilitador o Subsecretário Perly Cipriano.

Após a palestra foi aberto espaço para debates e discussões onde os trabalhadores, empregadores, sindicatos, conselhos municipais e representantes do poder legislativo e executivo que participaram da Conferência puderam dar suas opiniões e apresentar sugestões e propostas para o enfrentamento dos problemas da realidade local.

Durante a Conferência Intermunicipal foram eleitos 10 delegados interessados e comprometidos com o temário, para participarem da Conferência Estadual. Os representantes de Itapemirim são: Dinalzira Cordeiro Manhães, Riane Alves de Souza, Daniela Botti Possas e Rúbia Rufino Sales.

As propostas elaboradas no encontro vão contribuir para formulação da Política Nacional de Trabalho e para os debates das Conferências Estaduais e Nacionais de Emprego e Trabalho Decente. A etapa estadual deve acontecer em novembro deste ano em Vitória e a nacional será realizada em maio de 2012 em Brasília.

Trabalho Decente

Entende-se por Trabalho Decente um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. A noção de trabalho decente se apoia em quatro pilares estratégicos: respeito às normas internacionais do trabalho, em especial aos princípios e direitos fundamentais do trabalho (liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; eliminação de todas as formas de trabalho forçado; abolição efetiva do trabalho infantil; eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação); promoção do emprego de qualidade; extensão da proteção social e diálogo social.













    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir