Categoria Economia  Noticia Atualizada em 07-10-2011

Governo "exagera" na crise para ter apoio interno, afirma Serra
Para ele, Dilma "est� por fora" da situa��o da Europa e d� "palpite" sobre crise. Em palestra em SP, o ex-governador disse que n�o ser� candidato em 2012.
Governo
Foto: www.g1.com

O ex-governador de S�o Paulo e ex-candidato � presid�ncia Jos� Serra criticou nesta sexta-feira (7) a posi��o do governo federal em rela��o � crise econ�mica internacional. Em palestra realizada na sede da For�a Sindical no Centro da capital paulista, disse que o governo exagera ao relatar o impacto da crise no Brasil.

"Eu acho que o governo exagera no impacto da crise, para poder ter mais solidariedade interna", disse Serra, que tamb�m criticou a postura do governo em rela��o aos problemas das outras economias. "Vai a presidente l� [na Europa] dar conselhos, mostrando que est� por fora da situa��o da Europa. Porque imagina o sujeito chegar l� e dar palpite sobre a economia europeia. � muito dif�cil. A gente precisa saber melhor."

Apesar das cr�ticas, o ex-governador admitiu que a situa��o internacional e at� mesmo brasileira � complicada em rela��o � crise.

Serra falou a sindicalistas como parte de um ciclo de debates promovido pela For�a Sindical. Em seu discurso, criticou enfaticamente o posicionamento econ�mico brasileiro, a desindustrializa��o e a alta taxa de juros.
Desindustrializa��o
O ex-governador criticou o fato de o Brasil ter registrado uma diminui��o na industrializa��o justamente no governo do ex-presidente Lula, que veio do ber�o industrial. "� uma ironia, mas o grosso disso aconteceu sob a presid�ncia de um presidente que era trabalhador do setor industrial, metal�rgico. Nunca o Brasil se desindustrializou tanto, r�pido e precocemente. Isso para mim � o mais grave que tem, porque a ind�stria gera bons empregos e progresso tecnol�gico, para a economia se desenvolver", afirmou.

Para Serra, um dos fatores que influencia a redu��o no n�vel de industrializa��o no pa�s � a alta taxa de juros. "Ela abaixou meio ponto e continua disparado sendo a maior do mundo, � campe�o disparado. Uma administra��o governamental de alguma maneira subordinada a um setor financeiro. Banco n�o precisa ganhar dinheiro com juro alto, pode ganhar dinheiro com volume maior de empr�stimos."

O ex-governador evitou falar sobre pol�tica, mas n�o conseguiu escapar do assunto quando um sindicalista perguntou se ele seria candidato � Prefeitura de S�o Paulo. Serra se limitou a responder "n�o" e disse que daria respostas curtas �s perguntas pois a palestra j� avan�ava pelo hor�rio do almo�o.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir