Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-10-2011

SOS Segurança Pública de Marataízes
Através de audiência pública, Marataízes faz ecoar um SOS até o Governo do Estado, solicitando medidas para melhorar a segurança pública no litoral sul capixaba.
SOS Segurança Pública de Marataízes
Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes

Devido o avanço de grandes empreendimentos previstos para o litoral Sul do Estado, a vereadora de Marataízes, Ida Gazzani (PSDB) propôs uma audiência pública para abordar a situação presente e começar a preparar o futuro da cidade, pois junto ao desenvolvimento econômico vem os riscos sociais, como o aumento da população e consequentemente, a violência. Sendo assim, na noite da última quarta-feira (05), no Colégio Padre Otávio Moreira, a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, composta pelos deputados, Gilsinho Lopes (PR), Josias Da Vitória (PDT), juntamente com o subsecretário de Estado de Segurança, Guilherme Pacífico, reuniram-se com autoridades do executivo e legislativo para debater o tema, segurança pública no litoral sul capixaba.

Marcando presença, policiais militares e civis, guardas municipais, comerciantes, empresários, religiosos e membros da sociedade civil organizada. O aumento do efetivo de policiais para o município foi um dos temas mais abordados durante a audiência. "É preciso termos consciência da migração de bandidos de outros Estados, as cidades litorâneas fazem divisa com o Rio de Janeiro. Vamos sugerir ao Governo do Estado medidas que a região necessita no momento. No inicio de dezembro, teremos 650 policiais, vários investigadores e agentes da polícia, vamos trabalhar para encaminhá-los para o interior do Estado, principalmente para Marataízes e região", disse o deputado Gilsinho Lopes (PR), presidente da Comissão.

Já o deputado Da Vitória (PR), que também integra a Comissão, parabenizou a iniciativa da vereadora e salientou o papel da audiência pública em locais onde acontecem os problemas. "Somente assim, ouvindo a sociedade de todo o Estado, é que encontraremos as soluções. Não basta apenas aumentar o efetivo policial. É preciso também fazer com que este efetivo trabalhe satisfeito", destacou.

Já a proponente da audiência, Ida Gazani (PSDB), falou das inúmeras reclamações que recebe em seu gabinete. Lembrou do avanço da criação da Guarda Municipal, do Centro Integrado Pacto da Paz, que tem como objetivo atuar com as parcerias da Polícia Civil e Militar e do sistema de vídeo monitoramento, que está estruturado e inutilizado por falta de profissionais qualificados para operar as câmeras, instaladas em diversos patrimônios de Marataízes, inclusive nas escolas. Ressaltou, ainda, os desafios do município e a parceria com a Comissão da Ales. "A violência bateu à nossa porta. Algumas situações, eu pensei que só fosse possível de ver na TV, mas vejo aqui. Tenho certeza de que a Comissão de Segurança vai nos ajudar a encontrar as soluções" declarou.

Aumento do efetivo

O Prefeito de Marataízes, Dr. Jander Nunes Vidal, elogiou a iniciativa da audiência e o trabalho que a guarda municipal vem realizando no município. Anunciou, ainda, que pretende em breve aumentar este efetivo, com a convocação dos aprovados no concurso público. Sobre a Municipalização do trânsito, diz que será feita no município e sobre o sistema de vídeo monitoramento, o prefeito promete corrigir o defeito e suprir a necessidade de pessoal de imediato.

Parcerias

O presidente da CDL de Itapemirim e Marataízes, Cidauro Bourguignon, representando o comércio lojista, elogiou a atuação da guarda municipal e pediu mais reforço para que os empresários possam trabalhar mais tranquilos em seus comércios. Parabenizou a audiência e colocou a entidade à disposição.


Defesa da Mulher

Segundo o Padre Evaldo Praça Ferreira, pároco de Marataízes, há uma urgência na construção de uma Delegacia da Mulher, devido os inúmeros casos de mulheres vítimas de violência doméstica no município. Outra sugestão é a implantação da Lei Maria da Penha, para assegurar o direito das mulheres que sofrem violência dos seus parceiros. "Esperamos que a sociedade participe ativamente de momentos como este e discuta as políticas públicas para que haja, de fato, mudança na nossa cidade. Ouro ponto que gostaria de abordar, o trânsito de Marataízes que precisa ser organizado, os acidentes estão acontecendo com muita freqüência." Ressalta o padre.

Proposta

O subsecretário de Estado da Segurança, Guilherme Pacífico, após responder todos os questionamentos, apresentou como proposta a criação de um Gabinete de Gestão da Segurança, em parceria entre o Estado e o município, para tratar do assunto conjuntamente. "Percebemos que muitos problemas têm solução local. Vamos discutir e aos poucos resolver a situação", garantiu.

SOS Segurança Pública de Marataízes

Encerrando a audiência pública, o Secretário de Defesa Social e Patrimonial, Marco Duarte Gazzani, agradeceu o interesse e a união da sociedade para participar dos debates, reforçando que é uma audiência pública é um forte instrumento, onde a sociedade tem a oportunidade de ser ouvida, fazer suas reivindicações, propor medidas, criticar, para que em comunhão encontrem uma solução concreta. "Àqueles que hoje criticam de forma destrutiva a segurança pública de Marataízes não participam de momentos como este. As críticas são importantes, mas estamos buscando medidas para melhorar a segurança de Marataízes, mas precisamos de todos." Afirma o secretário.

Como forma de agradecimento às autoridades, o Secretário entregou-lhes uma singela placa para marcar o momento, com os dizeres: SOS Segurança Pública de Marataízes, fazendo com que o clamor da sociedade chegue à capital do Estado e que de fato o socorro venha garantir a segurança do litoral sul capixaba.















































Assessoria de Comunicação da PMM
Contato: (28) 9981-8875 • (28) 3532 3636 – Ramal 242
Email: [email protected] – www.marataizes.es.gov.br


    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir