Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-10-2011

SISMAPKI na luta: Os casos de dependência química no serviço público devem ser tratados como casos de saúde pública
Foi protocolizado junto ao Executivo de Marataízes, o Ofício 034/2011, protocolo 23.027/2011, de 04 de outubro de 2011, que REQUER QUE OS CASOS DE DEPENDENCIA QUÍMICA NO SERVIÇO PÚBLICO SEJAM TRATADOS COMO CASOS DE SAÚDE PÚBLICA.
SISMAPKI na luta: Os casos de dependência química no serviço público devem ser tratados como casos de saúde pública

O SISMAPKI, por meio de seu Presidente Claudio Luis de Almeida Monteiro, comunica aos Servidores Públicos Municipais, que foi protocolizado junto ao Executivo de Marataízes, o Ofício 034/2011, protocolo 23.027/2011, de 04 de outubro de 2011 (vide ofício abaixo), que REQUER QUE OS CASOS DE DEPENDENCIA QUÍMICA NO SERVIÇO PÚBLICO SEJAM TRATADOS COMO CASOS DE SAÚDE PÚBLICA.

A proposta seria de o executivo adotar, antes da instauração de Processo Disciplinar, princípios terapêuticos, que sejam norteados pelas ações:

1.Fazer com que as pessoas sintam-se mais contentes e felizes, menos preocupadas e ansiosas e consigam visualizar atividades, sentimentos ou situações positivas, reestabelecedoras de sua saúde;

2.Não pressionar o dependente, e facilitar que o mesmo possa falar sobre seus sentimentos.

3.Garantir ao Servidor Dependente Químico um espaço para que fale sobre seus problemas com pessoas envolvidas, a fim de torná-los mais conscientes de suas reações de violência, podendo evitá-las;

4.Não falar o tempo todo sobre drogas, mantendo um diálogo saudável sobre outros aspectos da vida;

5.Trabalhar, com especialistas, a sensação de que nada pode ser feito ou sensação de estar amarrado.

6.Perceber que existe a possibilidade de fazer algo ou simplesmente aceitar o fato de que não pode fazer nada em determinadas situações;

7.Tentar fazer o melhor pela família e para si mesmo, levando em conta as necessidades de todas as pessoas envolvidas;

8.Estar apto para ouvir, pois muitas vezes o simples fato de ouvir pode ser terapêutico. Ser capaz de contar o que pode ser feito e não ficar chateado quando as coisas não acontecerem conforme o esperado;

9.Estimular a capacidade de sair e se divertir, sem sentir culpa por ter bons momentos, tornando as pessoas aptas para realizar atividades fora do lar.

A abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) com o objetivo de exonerar o Servidor é desumano, mas deveria ser uma grande oportunidade de trata-lo, uma vez constatada a dependência química, encaminhá-lo, com as expensas da municipalidade, a um tratamento específico e digno, e ao fim recebe-lo como a filho que voltou para sua casa.
Estamos falando de pessoas, não de serviço!

Dessa forma pode-se organizar, com total apoio do SISMAPKI, um serviço de Orientação Familiar, desenvolvido durante o acompanhamento ambulatorial de dependentes químicos de um serviço público. Vale ressaltar que não será condição necessária o paciente estar em acompanhamento. Em alguns casos a família poderá manifestar-se pela necessidade de tratamento.

Temos absoluta certeza que o Prefeito Dr. Jander Nunes Vidal, recebeu nossa proposta com muito carinho, e juntamente com o Secretário Vilsimar Batista e o Procurador Geral Dr. Claudemir, irão encontrar meios legais para conceder o que se requer.
Visite a página do SISMAPKI! www.sismapki.com.br. Fique por dentro de tudo que acontece em seu Município e que é de seu interesse!
Esse é o processo! Trabalhar pelo Servidor Público Municipal. O SISMAPKI é e faz, em função do servidor, assim, você servidor sindicalizado, é responsável direto por essas conquistas.
No caso dos servidores que ainda não se sindicalizaram. Participe você também dessas vitórias! Filie-se! Compareça a sede do SISMAPKI (em frente ao fórum) e preencha sua ficha de filiação e tenha acesso a esse e muitos outros benefícios e vantagens!









Claudio Luis de Almeida Monteiro
Presidente do SISMAPKI


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Claudio Luis de Almeida Monteiro    |      Imprimir