Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-10-2011

Delícias com sabor de frutos do mar em Iriri
Gente bonita, famílias inteiras unidas, amigos, uma mistura de etnias estiveram nos último dias no balneário de Iriri
Delícias com sabor de frutos do mar em Iriri
Foto: Luciana Maximo DRT: 2159/ES

Gente bonita, famílias inteiras unidas, amigos, uma mistura de etnias estiveram nos último dias no balneário de Iriri prestigiando o 14º Festival de Frutos do Mar. Cebolinha verde, coentro e muita salsa fizeram dos pratos um tempero a parte. Foi a festa, indiscutivelmente a melhor de todas.

A cada ano, milhares de pessoas passam pela vila apreciando deliciosos pratos que só existem no balneário, preparados por chefes renomados. Além do evento, Iriri é um destino muito procurado pelas belas praias.

Foram cinco dias de muita fartura, com oferta de pratos exclusivos, além dos que são encontrados nas pousadas e restaurantes do balneário. Em sua 14ª edição, o evento reuniu milhares de visitantes, que puderam ainda apreciar deliciosas receitas, assistir apresentações culturais e ouvir boa música.

O objetivo foi aumentar a demanda turística com lotação dos meios de hospedagem, melhorando o desempenho dos vários segmentos, como: comércio, artesanato, quiosques de praia, quiosques de lanches, cultura e pesca.

O evento contou com uma estrutura dividida em dois espaços: o gastronômico e o cultural. Realizado dentro do Iriri Praia Clube, o espaço gastronômico agrupou os restaurantes do balneário, ofertando a rica gastronomia local. No espaço houve ainda as aulas shows de culinária. Já no espaço externo, aconteceram as apresentações culturais, as exposições de artesanato e agroturismo, artes plásticas, oficinas, torneio de futebol, caminhada, corrida rústica e recreação infantil.

Surgimento

O Festival capixaba de Frutos do Mar de Iriri surgiu da necessidade de mudar foco, do evento de carnaval fora de época, chamado MICARIRI, que acontecia nesse período de feriado de 12 de outubro. A comunidade de Iriri através da AGETUR priorizava a criação de um evento que atraísse um público família, que proporcionasse um período maior de estada nos meios de hospedagem e que gerasse mais renda e empregos no balneário.

Há 14 anos essa decisão modificou a trajetória do destino turístico Iriri, trazendo melhores resultados para todos da cadeia produtiva. No ano de 2005 em sua 8ª edição a organização do evento passou para a Associação Iririvivo, que projetou novas metas com objetivo de realinhar a caracterização, essencialmente, em "Frutos do Mar", destacando a força da gastronomia capixaba e local, de profissionalização dos envolvidos, de busca de parcerias, de aumento do fluxo de turistas no balneário e de geração de renda e empregos para os moradores locais.

O projeto abrange uma praça gastronômica, no Iriri Praia Clube, composta espaço para apresentação de aulas shows, por um restaurante self-service, 08 stands de pratos a La Carte, 01 bar e 02 stands de sobremesas, também, espaço institucional, artesanato e agricultura familiar. Na área externa, na Praça do Artesão, espaço para apresentações culturais, musicais e serviços de artesanato, bares e restaurantes.

O Festival Capixaba de Frutos do Mar apresentou nessa edição um novo formato na estrutura da praça de alimentação, capacitação dos envolvidos (Cursos ministrados pelo SEBRAE-ES), com destaque todo ano para as criações de pratos das aulas dos Chefs e dos cardápios comercializados.

Na oitava edição recebemos um grande presente, que foi a participação como convidado, do Chef Juarez Campos, que de lá para cá proporcionou o alcance de nossas metas quanto à profissionalização, quanto à essência em Frutos do Mar, em criatividade de pratos, e foco no atrativo de turistas, através da gastronomia. Devemos parte desse sucesso ao amigo Juarez campos, ele nos mostrou caminhos e sempre que podemos, aproveitamos para agradecê-lo.

Outro Chef que fazemos questão que esteja sempre conosco é o Chef professor Alessandro Eller, que traz os alunos do curso de gastronomia o que transforma nosso evento misturando ingredientes como, bom gosto, criatividade, conhecimento e profissionalismo.

A cultura gastronômica capixaba mostra sua potencialidade e no evento fica evidenciado o orgulho dos capixabas sobre a autoria da "Moqueca Capixaba", esse prato não pode faltar. Além de outros também famosos como a torta capixaba, peroá, entre tantos. Nossa marca gastronômica vem apresentando a Paella Marineira como o prato mais esperado da degustação.










































    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir