Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-10-2011

Alpinista cego planeja chegar ao topo do monte Everest
Austr�aco Andy Holzer quer escalar cume para completar circuito de montanhas mais altas de cada continente.
Alpinista cego planeja chegar ao topo do monte Everest
Foto: www.g1.com

Um alpinista austr�aco cego de nascen�a planeja escalar o monte Everest em 2012 para completar a fa�anha de ter escalado as montanhas mais altas de cada continente.

Andy Holzer, 45 anos, nasceu com retinite pigmentosa, uma doen�a gen�tica que destr�i as c�lulas da retina.

Como foi criado em uma regi�o montanhosa, Holzer demonstrou desde cedo interesse em escalar, mesmo sem a vis�o. Aos oito anos, junto de seus pais, ele subiu a montanha Spitzkofel, de 2.717 metros de altura.

Com o tempo, Holzer passou a buscar desafios cada vez maiores. Em 2005, ele deu in�cio ao projeto de escalar a montanha mais alta de cada um dos continentes.

Agora, para completar seu feito, s� falta subir ao topo do monte Everest, o mais alto do mundo, com 8,848 metros.

Driblando a cegueira

Para driblar a falta da vis�o, Holzer utiliza diferentes t�cnicas para se localizar melhor durante a escalada. Ele se baseia nos sons emitidos pelos passos de seus colegas, al�m de jogar areia contra as paredes de pedra.

Cada gr�o colide em algum lugar, o som ressoa e eu posso calcular as varia��es de dist�ncia e altura, disse ele em entrevista � revista Der Spiegel.

Eu enxergo com os meus dez dedos das m�os, afirmou Holzer � revista. "Assim que as minhas m�os entram em contato com a rocha, eu tenho uma imagem do ambiente.

Al�m de escalar, Holzer tamb�m d� palestras, nas quais relata suas experi�ncias no alpinismo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir