Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-10-2011

Estudantes se jogam em rio no Chile em confronto com policia
Manifestantes tentavam armar acampamento no leito do Mapocho. Negocia��o com governo sobre reformas no ensino est� em impasse.
Estudantes se jogam em rio no Chile em confronto com policia
Foto: www.g1.com

Estudantes do Chile tentaram instalar nesta sexta-feira (28) um acampamento no leito seco do Rio Mapocho, que cruza de oeste a leste a cidade de Santiago, mas foram desalojados pela pol�cia no que se transformou em um novo confronto, onde alguns dos jovens chegaram a se jogar na �gua.

Os estudantes instalaram mais cedo no leito do rio algumas barracas com o objetivo de fazer uma ocupa��o pac�fica do local, nos arredores do centro de Santiago, no �mbito de seus protestos pedindo uma educa��o p�blica gratuita e de qualidade.

Mas poucos minutos depois um contingente policial rodeou o local e convidou os estudantes - um grupo n�o maior do que 30 pessoas - a sair do leito do rio, que nesta �poca do ano tem um fluxo menor de �gua.

Um grupo de policiais desceu at� o local se lan�ou contra alguns estudantes que j� se encontravam na �gua. A situa��o foi finalmente controlada e os estudantes foram retirados do local.

O comandante da pol�cia, Mario Rozas, justificou a a��o policial na prote��o dos menores, enquanto os estudantes denunciaram uma forte repress�o policial.

"A a��o policial nesta ocasi�o foi totalmente desmedida. Vimos companheiros que foram atingidos", disse o porta-voz dos estudantes, Alfredo Vielma.

O protesto, segundo os manifestantes, foi "contra a classe pol�tica chilena" e se inclui no �mbito de um extenso conflito estudantil que j� dura seis meses exigindo uma educa��o p�blica gratuita e de qualidade, e que chegou a um impasse com o governo de Sebasti�n Pi�era.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir