Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-10-2011

Tribunal de Haia está em contato com filho de Kadhafi para rendição
Saif-al-Slam, filho do ex-ditador morto há oito dias na Líbia, está foragido. Procurador diz que, se ele se entregar, terá direito de ser ouvido na corte.
Tribunal de Haia está em contato com filho de Kadhafi para rendição
Foto: www.g1.com

O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) disse nesta sexta-feira (28) que seu gabinete mantinha "contato informal" com Saif al-Islam, o filho foragido do ex-líder líbio Muammar Kadhafi, sobre sua possível rendição.

Saif al-Islam fugiu da Líbia depois que forças leais ao Conselho Nacional de Transição (CNT), o governo provisório da Líbia, capturaram e aparentemente mataram seu pai na cidade de Sirte.

Acredita-se que ele tenha cruzado a fronteira sul da Líbia e esteja no vizinho Níger.

Mantemos contato informal com Saif por meio de intermediários. O gabinete do procurador deixou claro que, se ele se entregar ao TPI, tem o direito de ser ouvido em corte. É inocente até prova em contrário. O juiz decidirá", disse o procurador Luis Moreno-Ocampo em um comunicado.

"Além disso, nós soubemos por meio de canais informais que há um grupo de mercenários se oferecendo para levar Saif a um país africano que não é signatário do Estatuto de Roma do TPI. O Gabinete do Procurador também está avaliando a possibilidade de interceptar qualquer avião no espaço aéreo de um Estado integrante (do Estatuto), para efetuar a prisão", disse ele.

Os países não-signatários do Estatuto não são obrigados a entregar suspeitos para serem julgados por crimes de guerra no tribunal.

"Este é um procedimento legal, e se os juízes decidirem que Saif é inocente, ou que cumpriu sua sentença, ele pode pedir aos juízes que o enviem a um país diferente, desde que esse país o aceite", acrescentou o comunicado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir