Categoria Educação  Noticia Atualizada em 29-10-2011

Alunos do cursinho do Christus dizem ter recebido questões do Enem
Na unidade Sul do Colégio Christus, em Fortaleza, funcionam turmas de cursinho pré-vestibular.
Alunos do cursinho do Christus dizem ter recebido questões do Enem
Foto: Gabriela Alves/G1 Ceará

André Teixeira e Gabriela Alves

Uma aluna de cursinho do colégio Christus, em Fortaleza, que não terá de refazer o Enem afirmou ao G1 ter recebido na escola as apostilas com 14 questões iguais às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Em nota, o Ministério da Educação (MEC) diz que serão canceladas "as provas de todos os estudantes concluintes do Colégio Christus, que totalizam 639" alunos. No entanto, há casos de estudantes que não concluíram ensino médio no Christus, estudavam em turmas de cursinho da escola e também receberam as questões.

O Colégio Christus não informou o número oficial de alunos matriculados nos cursinhos de pré-vestibular, mas uma funcionária confirmou que há turmas de cursinho em quatro sedes do colégio, em Fortaleza. A estudante que falou ao G1 estima que mais de 1.000 alunos do Christus fizeram o Enem e não apenas os 639 que têm de repetir o exame.

A assessoria de imprensa do MEC afirmou que o ministério não tem indicativo de que alunos das turmas de cursinho do Christus tenham recebido as apostilas. Segundo o MEC, o sistema de inscrições do Enem 2011 registra que 639 alunos declararam ser concluintes do ensino médio na escola. O ministério explica que a inclusão dos alunos do cursinho não somaria pontos para o Christus, que destaca em seu site ser o melhor colégio do Ceará no Enem, mas entre as escolas de origem dos estudantes.

A estudante que conversou com o G1 concluiu o terceiro ano em uma outra escola de Fortaleza, em 2009, e fez o cursinho pré-vestibular do Christus. Quando se inscreveu para o Enem, a aluna preencheu o cadastro como concluinte do ensino fundamental da outra escola, e não do Christus. "No campo de preenchimento pede a escola em que se terminou o curso", explica.

"Até agora não informaram nada de que seria cancelado para quem é de cursinho. Acho que só vale para os 639 alunos matriculados no terceiro ano do colégio", diz. A estudante recebeu o material cerca de 15 dias antes do Enem, realizado em 22 e 23 de outubro. Ela fala também que os colegas da sua sala receberam os mesmos livretos.

A aluna diz ainda que compartilhou o material com colegas de outras escolas do Ceará e que um de seus amigos fez cópias para distribuir no colégio em que é matriculado. A garota diz também que não havia estudado o material com as questões iguais e que ouviu comentários dos colegas sobre a semelhança após a conclusão do Enem. "Algumas questões eu até errei, e quando cheguei em casa, realmente vi que havia as questões nas nossas apostilas."

O G1 esteve na manhã desta sexta-feira (28) na unidade Sul do Colégio Christus, no bairro Alagadiço Novo, em Fortaleza, onde funcionam turmas de cursinho pré-vestibular. Um dos alunos de 20 anos do cursinho da unidade também confirmou que recebeu o material com questões idênticas às do Enem. "Recebemos o material, nos recomendaram não espalhar porque fazem isso na distribuição de todo T.D. [trabalho dirigido] do colégio por conta da concorrência", diz. O estudante também afirmou que as aulas aconteceram normalmente nesta sexta-feira.

Alunos do cursinho do Christus dizem ter recebido questões do Enem
Ministério nega que alunos do cursinho tenham tido acesso à apostila.
Só estudantes concluintes do ensino médio do colégio vão refazer a prova.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir