Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-10-2011

Agência cultural da ONU aceita palestinos como membros pleno
Entrada da Unesco pode impulsionar reconhecimento do Estado palestino. EUA, que são contra as aspirações palestinas, votaram contra.
Agência cultural da ONU aceita palestinos como membros pleno
Foto: www.g1.com.br

A agência cultural da Organização das Nações Unidas, a Unesco, concedeu nesta segunda-feira (31) o status de membro total aos palestinos no órgão, em uma votação que pode impulsionar a tentativa da nação de ser reconhecida como Estado perante a ONU.

A Unesco é a primeira agência da ONU em que os palestinos buscaram integração como membro total desde que o presidente palestino, Mahmoud Abbas, entrou com o pedido de uma cadeira na ONU, em 23 de setembro.

A adesão foi aprovada por 107 votos a favor, 52 abstenções e 14 contra.

EUA, Canadá e Alemanha votaram contra. Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul e França, entre outros, votaram a favor. O Reino Unido se absteve.

Os Estados Unidos já haviam dito que vetariam a reivindicação palestina na ONU e também de outros órgãos da ONU.

Quarenta representantes do conselho de 58 membros votaram a favor de colocar a questão em votação no início do mês, com quatro deles - EUA, Alemanha, Romênia e Letônia - votando contra e 14 se abstendo.

Pressão contrária
Uma admissão é vista pelos palestinos como uma vitória moral na tentativa de obter a condição de membro pleno da ONU, mas tem um custo para a Unesco.

Dentro da lei norte-americana, a admissão dos palestinos como membro pleno da Unesco levaria a um corte no financiamento proveniente dos Estados Unidos, cuja contribuição representa 22% da verba total da agência.

Washington se opõe ao pedido palestino de uma cadeira na ONU sob o argumento de que isso não ajudaria nos esforços de reviver as negociações de paz com Israel, que sofreram colapso no ano passado.

Já Israel afirma que o pedido palestino seria uma politização da agência e que minaria a capacidade de cumprir seu mandato.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir