Categoria Politica  Noticia Atualizada em 31-10-2011

Lula inicia quimioterapia e terá acompanhamento fonoaudiológico
Câncer na laringe que acomete o ex-presidente é considerado de média agressividade e pode deixar sequelas na voz.
Lula inicia quimioterapia e terá acompanhamento fonoaudiológico
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

Diagnosticado com câncer na laringe no último fim de semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta segunda tratamento de quimioterapia para combater a doença. De acordo com os médicos, Lula corre o risco de sofrer alterações na voz e, por isso, o tratamento de fonoaudiologia também terá início imediato. Segundo a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, que acompanha Lula, a agressividade do câncer que acomete o ex-presidente é classificada como intermediária.

Para a primeira fase do tratamento, um cateter é colocado no ombro direito de Lula, na veia subclávia. Além do cateter, o ex-presidente carregará uma bomba de injeção, que servirá para administrar o tratamento quimioterápico. A bomba de injeção consiste em uma bolsa, um pequeno cano e uma agulha ligada ao cateter, que joga o coquetel de remédios na corrente sanguínea.

O coquetel que Lula receberá é composto por três drogas: Taxotene, Cisplatina, Fluorouracila. Os medicamentos serão injetados por um período de cinco dias, após os quais a bomba de injeção será removida e cateter permanece no corpo para aplicações futuras. Terminada a aplicação, os médicos vão aguardar um prazo de 15 dias antes de iniciar um novo ciclo de tratamento.

No total, a quimioterapia vai durar aproximadamente dois meses, período no qual Lula passará por três ciclos de quimioterapia, um a cada 20 dias. Cinco dias após o fim do segundo ciclo, os médicos farão a primeira avaliação para medir como o organismo de Lula reage ao tratamento.

Após terceiro ciclo, será necessário aguardar de três a quatro semanas para iniciar a radioterapia, o que segundo os médicos deve ocorrer 10 e 12 de janeiro. Esta etapa do tratamento terá duração de sete semanas. Lula será colocado numa máquina, que emite raios nos pontos pré-determinados pelos médicos.

O tratamento deve durar até o fim de fevereiro. A partir de então, o ex-presidente passará por acompanhamento periódico. Se o câncer não voltar a se manifestar por dois anos, as chances de reincidência se reduzem significativamente. Mas somente após cinco anos sem manifestações será possível dizer que o ex-presidente está de fato curado da doença.

Procedimento padrão

De acordo com o oncologista Luiz Paulo Kowalski, que integra a equipe responsável por acompanhar Lula, o tratamento foi concebido tendo por único objetivo aumentar as chances de cura. A decisão de não operar imediatamente e a opção pela aplicação de quimioterapia e radioterapia, segundo ele, correspondem ao procedimento padrão no tratamento desse tipo de câncer há mais de 15 anos.

"Há 20 anos, possivelmente, ele seria submetido a uma cirurgia. Mas já há elementos na literatura mostrando que o potencial de cura é o mesmo que haveria com a quimioterapia, com a vantagem de preservar o órgão", disse o médico.

O câncer que acomete Lula, segundo ele, é o mais comum que existe. A média mundial de incidência da doença entre pessoas do sexo masculino é de 6 casos pra 100 mil homens. Em São Paulo, a ocorrência é bem maior, de 17 casos para cada 100 mil homens. Segundo o médico, a diferença se explica pelo consumo de tabaco, possivelmente combinado aos elevados índices de poluição.

Apoio

No início da tarde de hoje, os médicos colocaram o cateter no corpo de Lula e administraram um anestésico local e um sedativo. Assim que acordar, Lula receberá uma medicação para minimizar efeitos da quimioterapia. Somente no fim da tarde deve ser iniciada a injeção do coquetel. Lula, no entanto, não terá de ficar internado. Ele passa a noite no hospital e poderá ir para sua casa, em São Bernardo do Campo, amanhã

A presidenta Dilma Rousseff deve vir a São Paulo no fim da tarde desta segunda-feira para visitar o antecessor. De acordo com os médicos, Lula tem recebido informações sobre a repercussão internacional de sua doença, assim como as manifestações de apoio. Inclusive membros da oposição procuraram prestar solidariedade ao ex-presidente, entre eles o antecessor Fernando Henrique Cardoso, que pretende telefonar ao petista. Lula também já recebeu ligações de chefes de Estado como Raúl Castro e Cristina Kirchner.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir