Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 31-10-2011

China fará viagem espacial tripulada em 2012
Lançamento fará parte da construção da primeira estação espacial chinesa, que deverá ficar pronta em 2020
China fará viagem espacial tripulada em 2012
Foto: colunas.epocanegocios.globo.com

Pequim anunciou nesta segunda-feira (31) que em 2012 vai lançar duas naves espaciais, uma delas tripulada, como parte da construção de sua primeira estação espacial, que deve ficar pronta em 2020.

Segundo a porta-voz do programa espacial chinês Wu Ping, a nave não tripulada Shenzhou-8 será lançada na terça-feira (1º) às 5h58 da hora local, através de um foguete modificado, do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no Deserto de Gobi.

A Shenzhou-8 aterrissará dois dias depois no módulo experimental espacial Tiangong-1, que foi posto em órbita em 29 de setembro, mais um passo para a construção da primeira estação espacial permanente chinesa.

O programa espacial chinês tem previstos novos avanços para 2012, explicou Wu, com o lançamento das naves Shenzhou-9 e Shenzhou-10, que também se acoplarão à estação Tiangong-1.

"Pelo menos, uma das duas missões será tripulada", adiantou Wu em declarações divulgadas pela agência estatal de notícias "Xinhua".

A tripulação já foi selecionada e está recebendo treinamento para a viagem espacial, que será a quarta tripulada depois das de 2003 e 2005, e do passeio espacial de 2008.

A porta-voz afirmou que a Alemanha participará do programa da Shenzhou-8 com 17 experiências espaciais em colaboração com a China, no primeiro plano de cooperação espacial chinês no campo da microgravidade e a vida no espaço.

Pelos dados oficiais chineses, no final de 2011 o país asiático terá lançado ao espaço 20 foguetes e 25 satélites, o que situa à China no segundo posto no número de lançamentos depois da Rússia.

Para Yuan Jiajun, subdiretor-general da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, em 2010 o país asiático lançou 15 foguetes e enviou 20 satélites ao espaço, números comparáveis aos dos Estados Unidos e Rússia, as duas potências mais ativas em matéria espacial.

A China possui três bases ativas de lançamento, e está construindo mais uma, porém a de Jiuquan enviou a maior parte das missões.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir