Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-11-2011

Mortas 384 pessoas na Tailândia após inundações
Um total de 384 pessoas morreram na Tailândia após inundações acontecidas no país pelas chuvas da temporada.
Mortas 384 pessoas na Tailândia após inundações
Foto: www.prensa-latina.cu

Bangkok, 1 nov (Prensa Latina) Um total de 384 pessoas morreram na Tailândia após inundações acontecidas no país pelas chuvas da temporada de monções, confirmou hoje o Departamento de Mitigação e Prevenção de Desastres.

As inundações produziram-se após as contínuas precipitações desde julho último, com uma periodicidade sem precedentes em esta nação do sudeste asiático, açoitada por tufões e catástrofes naturais durante boa parte do ano.

A primeira ministra, Yingluck Shinawatra, ordenou elevar um metro uma comporta no distrito de Khlong Sam Wa para permitir o passo de água e aliviar a zona.

O estado de alerta máxima decretado possibilitou um fluxo aceitável das águas para o mar, calculado em milhares de milhões de metros cúbicos procedentes em lenta cascata desde a meseta central tailandesa no norte, acrescentou a chefa de Governo em roda de imprensa.

Com o propósito de acalmar os ânimos dos milhares de residentes, Shinawatra declarou superado o perigo de que água inunde o centro de Bangkok, depois de ter afetado ao menos 15 distritos da periferia.

Segundo a primeira ministra, existem razões para o otimismo pois, de não surgirem novos problemas,nos próximos dias a maior parte do volume que baixa para Bangkok, a 20 quilômetros ao norte da desembocadura do rio Chao Praya, irá para o mar do golfo de Tailândia.

Experientes do Centro de Prevenção de Desastres indicaram que o perigo é latente ainda que a maioria dos 70 distritos da capital de quase 12 milhões de habitantes não estão inundados pese à crescida, lenta mas constante, do rio Chao Phraya.

De acordo com cifra publicadas, os mortos pelas piores inundações nos últimos 50 anos chegaram a 381 com um nível de perdas superior aos seis bilhões de dólares e mais de 2 500 000 danificados.

Fonte: www.prensa-latina.cu
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir