Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-11-2011

Direção de faculdade ocupada na USP vai negociar com alunos
Professores e funcionários vão propor a desocupação do prédio e uma revisão no convênio entre a USP e a Polícia.
Direção de faculdade ocupada na USP vai negociar com alunos
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

A Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) divulgou na noite da última segunda-feira (31) um pronunciamento sobre a ocupação do prédio administrativo da unidade. Uma comissão formada por três professores e dois funcionários irá negociar a saída dos estudantes.

Na última quinta-feira, após um violento confronto com policiais militares que fazem a segurança do câmpus Butantã da USP, um grupo de estudantes decidiu ocupar o prédio. Eles pedem o fim do convênio entre a universidade e a PM, firmado após o assassinato do aluno Felipe Ramos de Paiva, em uma tentativa de assalto dentro da universidade.

A Congregação da FFLCH é um órgão consultivo e deliberativo e representa a instância máxima da unidade. No pronunciamento, a congregação reconhece que os termos do convênio firmado com a Secretaria de Segurança Pública são "vagos, imprecisos e não preenchem as expectativas da comunidade uspiana por segurança adequada". A unidade se propõe ainda a pedir a reavaliação do protocolo junto à administração superior.

Estudantes criticam a presença da PM no câmpus e afirmam que os policiais fazem abordagens nas entradas e saídas de prédios, entram em blocos didáticos sem justificativas e em entidades estudantis. Outro grupo de alunos da USP defende a presença da PM e inclusive marcou um protesto para às 17h desta terça-feira, por meio do Facebook. O evento na rede social foi criado por uma estudante do curso de Letras, que pertence à unidade ocupada.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir