Categoria Educação  Noticia Atualizada em 08-11-2011

Edital de inscrição para professores causa polêmica em Marataízes
O edital foi elaborado pela Secretaria de Educação com apoio da coordenadora de educação especial da secretaria de educação, Gislene Araújo.
Edital de inscrição para professores causa polêmica em Marataízes

Conforme denúncia protocolada na Prefeitura Municipal de Marataízes por um grupo de professores que atuam na Educação Especial da Rede Estadual e Municipal, o Edital para inscrição para preenchimentos de vagas pra o ano letivo de 2012 na rede municipal de ensino traz prejuízos para a maioria dos professores.

O edital foi elaborado pela Secretaria de Educação com apoio da coordenadora de educação especial da secretaria de educação, Gislene Araújo.

Conforme prospecto e oficio da Secretaria de educação através de circular Nº 51/2011 aos diretores das escolas municipais, em agosto de 2011, solicitando apreciação, divulgação, apoio e o espaço físico no CAIC para realização do Curso AEE (Atendimento Educacional Especializado) da empresa CCC (Crescer Cursos e Consultoria) , ao preço de R$ 400,00 (quatrocentos Reais) e R$10,00 (Dez Reais) de inscrição.

O que (os professores de Marataízes não esperavam era que no ITEM 4.2.21 Alínea J)-"Para atuação na educação Especial tanto do 6º ao 9º e Ensino Fundamental além de possuir faculdade, Curso Licenciatura Plena em Educação, ou magistério", tudo isto não valeria, as habilitações acima referidas "deverão ser acrescidas de Curso AEE (Atendimento Educacional Especializado) em Educação Especial, na área especifica pleiteada no mínimo de 200 Horas com período de duração de 30 dias" diz o edital.

Os nomes da comissão que irá acompanhar o processo, as educadoras de Marataízes se sentiram "envergonhadas" pela atitude, sendo elas, Graduadas em Educação Especial sua inscrição seria "INDEFERIDA" se a mesma não tivesse feito tal curso, que não é exigência Federal nem Estadual, não está no PNE, e o município de Marataízes não atende na rede no seu contra turno, o AEE, ou seja, os alunos estão incluídos nas salas de Educação Inclusiva, Por que a exigência?

No anexo lll, formulário de avaliação, o curso AEE vale (1,5) pontos e poderão ser apresentados dois títulos deste, com data até 20/10/2011.

Sendo assim os participantes deste curso (AEE) sairiam favorecidos.

Os professores de Marataízes que procuraram o Site Maratimba, pedem ao Executivo Municipal, na figura do "democrático e sensato" prefeito Dr. Jander Nunes Vidal para verificar junto a Secretaria Estadual de educação, visto que, o município de Marataízes ainda não possui seu sistema de ensino, ainda é subordinado as Diretrizes Estaduais.
Serão encaminhados os pedidos de impugnação do edital em alguns itens e que quaisquer cursos de educação especial com no mínimo 160 horas, ou 200 horas tenha o mesmo valor e não apenas o CURSO AEE.

Até a presente data já foram colocadas no SITE DA PREFEITURA mais duas ERRATAS, entretanto, os critérios de avaliação anexo lll- da soma da pontuação não foi alterada, continua favorecendo os cursistas do AEE.

Os professores deverão recorrer ao ministério público para que o mesmo tome uma atitude em prol de todos os professores.

Procurada pelo autor da matéria, a Secretária de Educação, Marlucia Brandão, por telefone nos informou que o edital "não está beneficiando ninguém e a nenhuma empresa, que tal curso é exigência normal em várias cidades do estado".


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir