Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-11-2011

Anchieta participou de mostra de Saúde em Brasília
A Mostra acontece anualmente, desde 2001, e foi criada pelo Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi) com o objetivo de divulgar os serviços de saúde do país
Anchieta participou de mostra de Saúde em Brasília
Foto: Divulgação

O município de Anchieta marcou presença em mais um evento de Saúde, em Brasília. Desta vez foi na Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças - Expoepi, em sua 11ª edição, que aconteceu nos dias 30 de outubro a 03 de novembro. O município foi selecionado para a apresentação oral do trabalho intitulado: "Fatores de risco e proteção para doenças e agravos não transmissíveis em um município de pequeno porte, 2010". A apresentação foi feita pela coordenadora das Vigilâncias, Josiane Santos.

A Mostra acontece anualmente, desde 2001, e foi criada pelo Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi) com o objetivo de divulgar os serviços de saúde do país que se destacaram nessa área e permitir o intercâmbio de informações entre os serviços de vigilância, prevenção e controle de doenças das três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentre os 134 trabalhos submetidos à avaliação da comissão científica do evento para a modalidade em que o projeto foi inscrito, apenas três foram selecionados para apresentação oral e um deles foi o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Anchieta, em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Samarco Mineração.

"A participação ativa dos serviços de saúde, seja por meio da inscrição de suas experiências e trabalhos ou pela participação no evento em suas múltiplas atividades, reflete a incorporação crescente da epidemiologia para o planejamento, análise e reorientação das ações de vigilância, prevenção e controle das doenças e agravos de interesse da Saúde Pública. A persistência, por parte da Secretaria de Vigilâncias em Saúde e do Ministério da Saúde, na realização anual da Expoepi reafirma a valorização conferida aos profissionais empenhados em vigiar e promover a saúde, prevenir as doenças e agravos e melhorar o nível de saúde e de vida da população brasileira", diz Josiane.

    Fonte: Gerência de Comunicação Social Prefeitura de Anchieta
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir