Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 18-11-2011

MEC deve fechar 80 mil vagas em universidades
A medida foi adiantada pela colunista da BandNews FM M�nica Bergamo; ela explicou que a interven��o ocorrer� nos cursos mal avaliados
MEC deve fechar 80 mil vagas em universidades
Foto: www.band.com.br

O ministro da Educa��o, Fernando Haddad, deve anunciar nas pr�ximas horas interven��o e o fechamento de milhares de vagas em universidades de todo o pa�s, segundo a colunista da BandNews FM M�nica Bergamo adiantou nesta quinta-feira.

A medida pode atingir quase um ter�o das institui��es avaliadas nos �ltimos tr�s anos no minist�rio e que tiveram notas ruins no IGC, �ndice geral de cursos criado para avaliar as escolas.

De 1947 universidades privadas avaliadas, s� 11 alcan�aram a nota m�xima no IGC, ou seja, a nota cinco. Outras 640 institui��es, quase um ter�o do total, ficaram com notas entre um e dois, consideradas abaixo da m�dia, e por isso elas ficar�o sob interven��o do MEC.

O minist�rio deve enviar a muitas destas escolas uma esp�cie de interventor para acompanhar a implanta��o de medidas para que os cursos sejam melhorados.

O n�mero de vagas que podem ser fechadas em todo o pa�s se aproximaria de 80 mil, segundo fonte do MEC ouvida pela colunista. Este �ndice leva em considera��o n�o s� as provas que os alunos fazem ao terminar os cursos - o Enade - como avalia o corpo docente, as instala��es f�sicas das universidades e o projeto pedag�gico da escola.

Nestes �ltimos tr�s anos, foram avaliados cursos de: Biom�dicas, Educa��o F�sica, Enfermagem, Farm�cia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Veterin�ria, Nutri��o, Odontologia, Servi�o Social, Agronomia e Zootecnia. S�o destas �reas as vagas que devem ser fechadas em todo o pa�s.

Fonte: www.band.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir