Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-11-2011

Japão encontra arroz contaminado perto de usina nuclear
Japão encontrou pela primeira vez arroz com níveis de radiação acima dos padrões de segurança
Japão encontra arroz contaminado perto de usina nuclear
Foto: www.swissinfo.ch

O Japão encontrou pela primeira vez arroz com níveis de radiação acima dos padrões de segurança depois do terremoto e tsunami de março no país, que provocaram o pior acidente nuclear mundial em 25 anos no mundo.

A colheita normal de arroz do Japão no outono vem sendo acompanhada de perto na região do acidente na usina nuclear de Fukushima, no nordeste do país, depois que níveis excessivos de radiação foram encontrados em carne, vegetais e frutos do mar.

Em uma colheita de arroz em uma fazenda da região de Fukushima foram encontrados 630 becquerels de césio radioativo por quilograma, quando o limite imposto pelo governo é de 500 becquerels, disse uma autoridade do Ministério da Agricultura.

"Até agora, arroz com níveis de radiação excedendo 100 becquerels (por quilo) foi encontrado somente em 0,8 por cento de um total de mais de 3 mil pontos de monitoramento", disse a fonte.

O agricultor da área que superou o limite e outros das imediações na cidade de Fukushima -- 60 quilômetros a noroeste da usina nuclear danificada -- foram orientados a não negociar seu arroz, disse a autoridade.

"O ministério e a prefeitura de Fukushima vão examinar o que fez com que os níveis de radiação ficassem assim altos nessa localidade em particular."


A empresa que opera a usina, a Tokyo Electric Power Co., está trabalhando com o governo e espera estabilizar os reatores afetados até o fim deste ano.


Fonte: www.swissinfo.ch
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir