Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2011

Marataízes e seus topônimos.
Existem muitas curiosidades sobre os significados dos nomes de municípios e localidades no Estado. Na sua grande maioria são originários do Tupi-guarani.
Marataízes e seus topônimos.
Foto: José Rubens Brumana

Existem muitas curiosidades sobre os significados dos nomes de municípios e localidades no Estado. Na sua grande maioria são originários do Tupi-guarani. Ao longo de inúmeras reportagens os topônimos serão revelados e outras curiosidades sobre as praias, lagoas e comunidades existentes no balneário. Marataízes possui diversas localidades com influência direta do tupi como Barra do Itapemirim, lagoas D antas, Siri, Mangue, Pitas, Caculucagem.
Comunidades como Curvina, Canudos, Imburi, Canaã, que vem dos nossos ancestrais indígenas. "Canais que correm para o mar", é o significado de Marataízes e maratimba: gente de mistura branca. Esses dois nomes receberão uma reportagem mais apurada no final.

A primeira pesquisa é sobre a praia das Pitas. Localizada a cerca de 12 km do centro de Marataízes, por estrada asfaltada. Sua praia e calma e cercada de arrecifes. Existe um bar no local que serve todo tipo de piexes, bolinhos além de bebidas. A professora Maria do Amparo Marvila conta que os irmãos Vitor e Eneás fizeram um moinho de moer milho tocada á água, abrindo um valão vindo do vizinho Benedito Evangelistas até a praia. Isso a mais de meio século atrás. Segundo Maria do Amparo essa engenhoca tocava a dala que impulsionava o dino que tocava a luz. Os irmãos inventaram um cata vento que ajudava na iluminação e para ouvir rádio. Depois retribuíram com a engenhosa ao vizinho Evangelista. Com o passar do tempo e a escassez de água o moinho foi desativado.

Vitor e Eneás foram se aventurar no mar.

Pitas é uma planta que tem seu nome científico de furcraea foetida. Da família da agavéceas também conhecida por Bentley, piteira caroatá-açu, gravatá-açu e usada na industria de fibras e farmacêutica pois produz tanino. Diz a crendice popular que é eficaz contra coceira. "Arde muito coloquei no meu cachorro e sarou", garantiu o agricultor Balduino Alves Gomes, de Canudos.

O significado de Pita advém do tupi que no lugar de i é y e com acento no a. Pytá é lugar de ficar. Também é encontrado a palavra pitar que significa fumar tabaco. Fico com Pytá que algum um dia alguém disse que esse é um local para ficar e apreciar toda a sua beleza.







    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir