Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-11-2011

Entrevista exclusiva com Jander Nunes Vidal
O prefeito Municipal de Marataízes Jander Nunes Vidal recebe em sua casa nossa reportagem para uma entrevista exclusiva.
Entrevista exclusiva com Jander Nunes Vidal
Foto: Jornal Fato

O prefeito Municipal de Marataízes Jander Nunes Vidal recebe em sua casa nossa reportagem para uma entrevista exclusiva.

Segue a entrevista:

1-Prestes a completar três anos de administração, qual avaliação o senhor faz de sua gestão?

R - Positiva. Apesar dos problemas do inicio do mandato, conseguimos por a administração nos trilhos. Tanto que houve um superávit próximo a 40 milhões de reais. Hoje encontramos obras em toda localidade da cidade, estamos empenhados para entregarmos essas obras o mais rápido possível.

2-Depois da recuperação da praia central a população espera pela urbanização da orla, tem previsão para esta obra começar?

R - O projeto já está pronto e corrigido de acordo as exigências do IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente). Só estamos aguardando a liberação para começarmos a obra. Inclusive o valor da obra já está depositado, que é recurso de Royalties.

3-Por falar em royalties noticiou-se nas ultimas semanas que a prefeitura estaria com R$ 20 milhões parados na conta, o que o senhor tem a falar sobre isso?

R - Esses R$ 20milhões já estão comprometidos com obras. São elas: asfaltamento do Xodó a Lagoa funda, Rede de esgoto no Bairro em torno a Lagoa do Meio, asfalto no Acapulco e Belvederes e calçamento de todas as ruas do Bairro Filemon Tenório, Cidade Nova e Buraca.

4-O espaço físico do CAIC está precisando de reparos, há algum plano neste sentido?

R - O CAIC será todo reformado, com recurso próprio. A intenção ali é que funcione em tempo integral, espero começar as obras após o verão.

5-A administração tem algum planejamento para combater o grande consumo de CRAK em nossa cidade, ou de alguma forma apoiar as famílias que sofrem com esse problema?

R - Nossa administração já está se mexendo nesse sentido. Estamos pagando internações em clínicas particulares para dependentes químicos menores de idade. Estamos terminando junto ao governo estadual o CTT (Centro de Tratamento de Toxicômano) e apoiamos qualquer ação feita pelo governo federal ou estadual neste sentido. Outra forma de combater as drogas em nosso município são os cursos de capacitação da Secretaria de Trabalho. Junto a tudo isso, estamos providenciando a desapropriação de um terreno para criarmos o Distrito Industrial, queremos oferecer oportunidades a toda população de Marataízes, especialmente os jovens, que são o futuro de nossa cidade.

6-A festa da cidade teve grande repercussão positiva, Marataízes vai voltar a ser palco de grandes festas e com isso atrair grandes multidões?

R - Acredito que sim, depois de uma festa daquelas nenhum prefeito do futuro terá coragem de fazer pior. A grande meta dessa administração é elevar o potencial turístico de Marataízes.

7-O prefeito pensa em investir em áreas de lazer?

R - Já estamos investindo. Concluímos a reforma da praça da praia da Barra, vamos reformar a Praça da Barra, vamos desapropriar dois terrenos para campos de futebol, um na Rua da Bacia e outro no Bairro Belo Horizonte. Outros projetos estão sendo estudados por nossa equipe.

POLÍTICA.

8-Seu mote de campanha foi "Saúde e Educação", depois desses três anos está satisfeito com o resultado obtido?

R - A educação está melhorando a cada ano, já a saúde estou um pouco decepcionado, por sua complexidade e pela burocracia das leis brasileiras, porem me satisfaço por aquilo que nossa saúde se propõe, que é a assistência básica, e uma de nossas conquistas foi a reabertura do Hospital Santa Helena.

9-Qual secretário que mais surpreendeu em sua gestão?

R- Sem duvida o que mais me surpreendeu foi o Secretário de Trabalho, José Rubens Brumana, pela sua ação frente aos cursos profissionalizantes, que está propiciando a vários jovens a preparação necessária para um mercado de trabalho cada dia mais exigente.

10- O senhor achou que Vilsimar se saiu bem quando foi sabatinado pela Câmara de Vereadores?

R- Ele saiu com a moral elevada e de alma lavada. E qualquer secretario, inclusive o prefeito, põe suas contas bancarias a disposição da justiça, para que não haja duvidas sobre a honestidade desta administração.

11-A Câmara de Vereadores votou pelo aumento de nove pra treze membros, que comentários o senhor tem a fazer sobre esta questão?

R - O legislativo é um poder independente, portanto, como prefeito prefiro não opinar.

12- A perda da Presidência da Câmara na gestão 2011/2012 atrapalhou a administração?

R- No inicio tivemos algumas dificuldades, mas a maioria dos vereadores pelo compromisso que tem com a municipalidade está apoiando todos os projetos de desenvolvimento da cidade. A exceção de uma minoria que insiste em fazer politicagem em nosso município.

13-Em seu ultimo congresso, o PT (Parido dos Trabalhadores) nacional orientou seus dirigentes a não se coligarem com o PSDB, seu partido. O senhor acha que terá alguma dificuldade em manter o PT em sua base aliada até as eleições?

R- Creio que não terei dificuldade em manter o PT como aliado, até por que o PT local tem autonomia para decidir seu caminho e aqui na cidade temos uma parceria sólida, inclusive com o PT participando diretamente de nossa administração a frente da Secretaria de Agricultura.

14-Hoje a administração tem alguns nomes que postulam a vaga de vice-prefeito para as eleições de 2012. A vaga será uma escolha pessoal sua ou passará pelo crivo de seu grupo?

R- Logicamente vamos ouvir todo grupo de apoio e no momento não há ninguém com preferência.

15-Falando em vice, como está sua relação política com a vice-prefeita Dilcéa Marvila?

R- Ótima. Dilcéa ainda permanece no grupo, ela é uma grande líder e tem as mesmas chances de todos os demais para a vaga de vice-prefeita em 2012.

16-A exoneração de Marcos Gazzani da Secretaria de Defesa Social teve como principal motivo a convocação de Vilsimar pela Vereadora Ida Gazzani?

R- Além deste fato a vereadora Ida Gazzani vinha conduzindo suas ações colocando em xeque o prefeito e toda sua administração, sendo ela do mesmo partido que o meu.

17-Existe alguma liderança que ainda não faz parte deste extenso grupo que o senhor gostaria de ter ao seu lado?

R- Nós que temos uma visão ampla da política, estamos atentos para o surgimento de novas lideranças que em Marataízes estão surgindo, no momento certo chamaremos essas pessoas para apresentarmos nossos projetos para cidade e vamos convidá-los a participar desta caminhada rumo ao progresso de Marataízes.

18-A oposição tem feito seu papel em Marataízes?

R- Sim. A oposição tem fiscalizado e cobrado, a oposição é o ponto de equilíbrio de qualquer gestor publico, sem ela corre-se o risco do mandatário de cargo público se transformar em um déspota. Só tenho uma ressalva a fazer, em Marataízes tem uma minoria que se diz oposição, mas só pensa em si próprio.

19-Tudo indica que teremos outra polarização em 2012 (Jander e Toninho), o que o senhor tem a dizer sobre isso?

R- A polarização não é boa para o município muito menos para a democracia, precisamos e a cidade necessita do surgimento de novas lideranças, espero que em 2012 surjam mais nomes para concorrer ao executivo.

20-Jander Versus Toninho, será uma guerra?

R- Espero que seja uma campanha limpa, não só ele (Toninho), mas qualquer outro que venha a disputar as eleições que venham com propostas para melhorias da cidade, que a luta fique só no campo das idéias.


Quero registrar neste espaço a excelente recepção feita a este colunista pelo prefeito Jander e sua querida esposa Heloisa. Em três anos de mandato esta é a segunda entrevista exclusiva que o prefeito nos concede, sempre solícito e nunca se esquivando das perguntas, o prefeito demonstra o respeito que tem pela imprensa.

Mário Moreira

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir