Categoria Economia  Noticia Atualizada em 23-11-2011

Mantega: governo seguirá tomando medidas contra crise
Ministro adiantou que a economia brasileira vai acelerar no final deste ano.
Mantega: governo seguirá tomando medidas contra crise
Foto: exame.abril.com.br

Brasília - O governo continuará tomando as medidas necessárias para enfrentar a crise internacional, afirmou nesta quarta-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em audiência na Câmara dos Deputados.

Ele também disse que o câmbio está atualmente num patamar "razoável". O dólar era cotado próximo a 1,85 real nesta quarta-feira, em alta de mais de 2 por cento.

Mantega admitiu ainda a possibilidade de uma queda da atividade econômica no terceiro trimestre, mas afirmou que a economia brasileira vai acelerar no final deste ano.

"Provavelmente no terceiro trimestre teremos alguma queda... Mas a boa notícia é que no final do ano vai haver aceleração... Até outubro foi mais ou menos mal e a partir de novembro tenho indicações de que (a atividade) já está se aquecendo", disse o ministro em audiência na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara.

A taxa de crescimento da economia brasileira no terceiro trimestre será divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 6 de dezembro. Mas o Banco Central (BC), por meio do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), estimou contração de 0,32 por cento da economia entre julho e setembro em relação ao trimestre anterior.

Mantega citou a redução dos juros e a reversão de parte das medidas macroprudenciais pelo BC como alguns dos fatores que devem impulsionar a economia. O ministro afirmou ainda que a redução dos gastos de custeio abre espaço para um corte maior da taxa Selic.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir