Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 28-11-2011

Santa Rita recebe unidade móvel da saúde
A Unidade Móvel da Secretaria de Saúde de Marataízes esteve de plantão na comunidade Santa Rita II (Buraca).
Santa Rita recebe unidade móvel da saúde
Foto: Assessoria de Comunicação PMM

A Unidade Móvel da Secretaria de Saúde de Marataízes esteve de plantão na comunidade Santa Rita II (Buraca), na última quarta-feira (22), entre as 13 as 20 horas, realizando coleta de exames preventivos e mamografia em mulheres da faixa etária de 25 a 69 anos.

A ação foi desenvolvida em parceria entre as Unidade de ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Cidade Nova e Marataízes I, teve por objetivo levar o atendimento às mulheres que encontram dificuldades no deslocamento até as unidades de saúde do município para receber esses atendimentos. Sendo o exame preventivo de essencial importância para a saúde da mulher.

Segundo a enfermeira Kamile Verdan nessa mesma localidade houve dois casos de mulheres com câncer de colo de útero que resultaram em óbito. "Sabemos das dificuldades de algumas mulheres em ir até os postos de saúde. Decidimos trazer esse atendimento para bem perto delas, mais ainda falta uma conscientização sobre a importância do exame e em muitos casos quando a doença é detectada já está em estágio avançado. Por isso que apelamos para que a mulher mantenha o seu exame sempre em dia, evitando maiores problemas no futuro." Diz.

Durante a mobilização, as mulheres receberam orientações e materiais informativos, através das agentes de saúde abordando sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, a importância dos exames preventivos, mamografia e saúde da mulher.

Segundo a enfermeira Raquel Galante Freire, muitas mulheres alegam falta de tempo para ir ao Posto de Saúde e algumas optam em não fazer o exame, desconhecendo a sua importância.

"O exame, além de prevenir contra o câncer, tem por objetivo diagnosticar outros possíveis problemas externos e internos nos órgãos genitais, levando a mulher ao tratamento imediato." Explica.

"Uma maravilha a vinda desse atendimento, pois trabalho em casa de família e só volta para casa depois das 18 horas. Quero agradecer a vinda dessa equipe, isso demonstra carinho e a preocupação que a Secretaria de Saúde tem com as mulheres daqui do Bairro. Gostei muito e já fiz meu exame." Diz a moradora.

Todas as mulheres atendidas pela Unidade Móvel já saíram do local com suas consultas devidamente agendadas. E, para àquelas que ainda não fizeram o exame este ano, devem comparecer na Unidade de Saúde mais próxima da sua casa, o exame é gratuito.












    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir