Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 30-11-2011

7ª edição do Café Literário é sucesso em Anchieta
A 7ª edição do Café Literário realizado pela Biblioteca Municipal Professor José de Anchieta Pompermayer, na noite de ontem (28), em Anchieta foi mais um grande sucesso.
7ª edição do Café Literário é sucesso em Anchieta
Foto: Renan Alves

A 7ª edição do Café Literário realizado pela Biblioteca Municipal Professor José de Anchieta Pompermayer, na noite de ontem (28), em Anchieta foi mais um grande sucesso. Idealizado graças ao programa de gestão da Secretaria de Educação, "que tem como objetivo criar um elo entre o livro e o leitor, além da inovação, que torna a leitura mais emocionante", como assegurou a secretária municipal de Educação, prefeita em exercício Paula Louzada.

Tudo nos conformes e claro, ao som do clássico cantabile, a dupla de violão e violino, Duo Paganini a noite foi fantástica. Durante o evento houve o lançamento do livro ‘Formação dos Professores na Pedagogia da Alternância – Saberes e Fazeres do Campo’, da escritora Janinha Gerke de Jesus, professora da rede municipal e mestra pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Nesta edição, o projeto teve como tema Saberes e Fazeres do Campo, em homenagem a cultura dos moradores do interior do município e região, baseado no livro da professora anchietense.

A obra aborda questões que desafiam reflexão sobre os movimentos sociais campesinos e a educação desejada no campo e nas cidades. "Esse livro é resultado do meu mestrado e um resgate da educação no campo. Ele relata sobre a pedagogia de alternância e sobre a Escola Família Agrícola de Olivânia, uma das primeiras escolas agrícolas da América Latina", destaca a autora.

Os participantes desta sétima edição puderam ainda conferir o talento dos dois artistas capixabas: Hariton Nathanailidis e Moacyr Teixeira Neto, ambos de excelente e sólida formação em seus instrumentos. Com carreira consolidada, eles se uniram na perfeita junção de violino e violão para explorar o repertório original para os dois instrumentos de cordas. Eles foram vencedores do Edital de Cultura, promovido este ano pela Gerência de Cultura e Patrimônio Histórico de Anchieta.

De acordo com a coordenadora da biblioteca Adriana Louzada sem a leitura não há a formação crítica do cidadão. "A leitura é um dos caminhos para se formar o cidadão. As crianças e jovens precisam desse apoio para que a leitura se torne um hábito em suas vidas, dando às pessoas acesso ao conhecimento", disse a coordenadora da biblioteca, Adriana Louzada.


















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir