Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-11-2011

Metade dos noruegueses critica relatório psiquiátrico sobre Breivik
O relatório médico indica que o Breivik padece de "esquizofrenia paranoide" e que estava em estado psicótico quando perpetrou o massacre, por isso não é imputável
Metade dos noruegueses critica relatório psiquiátrico sobre Breivik
Foto:exame.abril.com.br

Quase metade dos noruegueses critica a conclusão do relatório psiquiátrico de Anders Behring Breivik, o autor confesso do duplo atentado de julho no país, que o caracteriza como insano, avaliação que pode evitar sua prisão.

Conforme pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela televisão pública "NRK", 48% dos noruegueses consideram que uma condenação a um tratamento psiquiátrico forçado contraria o sistema judiciário, enquanto 36% concordam com a concepção do direito.

Independentemente da pena, 87% dos entrevistados - 1 mil pessoas - coincidem em que Breivik, de 32 anos, não deve ser colocado em liberdade jamais. Por outro lado, 7% apoia a hipotética libertação no futuro.

O relatório médico, cujas conclusões foram divulgadas nesta terça-feira, indica que Breivik padece de "esquizofrenia paranoide" e "delírios de grandeza" e que estava em estado psicótico quando perpetrou o massacre na ilha de Utoeya e durante as entrevistas com os psiquiatras que fizeram o estudo, por isso que não é imputável.

Se confirmado o diagnóstico - ainda é preciso aprovação na Comissão de Medicina Legista -, a Promotoria vai pedir que Breivik seja condenado a permanecer em uma instituição psiquiátrica, por ser considerado um risco à sociedade. Na Noruega, no entanto, o tribunal não é obrigado a seguir as recomendações médicas.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir