Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-12-2011

Prefeitura ajuda a organizar Associação de Catadores de Materiais Recicláveis em Itapemirim
A administração do lixo é hoje uma das grandes preocupações em todo o mundo e os catadores são atores de extrema importância para a preservação ecológica
Prefeitura ajuda a organizar Associação de Catadores de Materiais Recicláveis em Itapemirim
Foto: Assessoria de Comunicação PMI

A administração do lixo é hoje uma das grandes preocupações em todo o mundo e os catadores são atores de extrema importância para a preservação ecológica. Itapemirim conta com vários trabalhadores que coletam materiais recicláveis e pensando em melhorar suas condições de trabalho a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente realizou no dia 29 de novembro a primeira reunião para a criação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itapemirim (ASCAMARI).

Atualmente os catadores do Município atuam de forma individual e informalmente, estando sujeitos a preços fora do mercado e a condições inadequadas de trabalho. Com a criação da cooperativa, os catadores associados deixarão de agir por conta própria e passarão a trabalhar de forma coletiva, proporcionando mais dignidade, melhores condições de trabalho, maior renda e garantia dos seus direitos.

O encontro, que aconteceu em Itaoca contou com a presença da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, coordenadora do projeto, e dos coletores de material reciclável do balneário. A reunião teve o objetivo de orientar os catadores para a organização e a formalização da associação e apresentar o estatuto social para que fosse aprovado.

De início o projeto piloto será realizado no distrito de Itaipava, região que concentra 35% da população de Itapemirim e que na alta temporada recebe muitos turistas, aumentando a quantidade de lixo produzido. Mas o objetivo principal é ampliar o serviço de coleta para todo o município.

"A Sede da cooperativa será no balneário, mas catadores do Município que queiram tornar-se membros, basta procurar a equipe da ASCAMARI e filiar-se", ressaltou a Subsecretária de Meio Ambiente, Poliana Freire.

De acordo com ela a parceria entre a Prefeitura e a Associação será de grande importância: "vamos dar total apoio e orientação. A Prefeitura vai ajudar no que for preciso: aluguel do galpão, equipamentos, cursos para capacitação profissional, apoio administrativo, acompanhamento técnico... tudo o que for necessário para que futuramente eles caminhem sozinhos. E além do convênio com a Prefeitura, a Associação poderá buscar parcerias com mais empresas e empreendedores da região".

O poder Excutivo já adquiriu alguns equipamentos que serão cedidos para a ASCAMARI, foram cerca de R$ 130.000,00 investidos em maquinários que facilitarão o trabalho dos catadores. O próximo passo será a eleição para compor a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal e procurar o local adequado para a instalação da cooperativa.

"Tiro o chapéu para a iniciativa da Prefeitura que junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem nos apoiando e orientando, fazendo de tudo para melhorar nosso trabalho", declarou o catador Ailton Rosa dos Santos, mais conhecido como Sr. Sasá.

A criação e o funcionamento da ASCAMARI proporcionará, além da legalidade do trabalho dos catadores, a implementação da coleta seletiva no Município, um sonho antigo da administração municipal que começa se concretizado.

Como ajudar

Todo itapemirinense poderá ajudar neste importante processo para a preservação ambiental. Basta adotar atitudes simples, como separar todo o lixo: numa lixeira, por exemplo, coloca-se o chamado lixo seco (papel, papelão, embalagens Tetrapark, vidro, PET e plásticos em geral), que é reciclável, e em outra o chamado lixo úmido.

"A principio a coleta não vai ser feita de casa em casa e enquanto a sede da Associação não funcionar as pessoas que quiserem nos ajudar, poderão juntar uma quantidade de material reciclado e entrar em contato conosco pelo telefone 3529-3800 ou 8804-5223, que vamos até o local recolher", explicou o coletor Silvino Muniz Neto.

"Precisamos criar o hábito de separar o lixo. Não é uma tarefa simples como parece, por isso devemos adotar essa prática o quanto antes, para que nossas crianças sejam adultos mais conscientes e responsáveis com o meio ambiente", concluiu a Prefeita Norma Ayub Alves.





















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir