Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-12-2011

Presidente Kennedy beneficia produtores rurais com distribuição de sêmen bovino
Doses de sêmen sexado das raças Gir Leiteiro, Holandesa e Jersey, serão distribuídos em acordo com a aptidão do rebanho bovino da região.
Presidente Kennedy beneficia produtores rurais com distribuição de sêmen bovino
Foto: John Wesley

A prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria de Agricultura beneficiará os produtores rurais com mais uma importante iniciativa, 2.400(duas mil e quatrocentas) doses de sêmen sexado das raças Gir Leiteiro, Holandesa e Jersey, serão distribuídos em acordo com a aptidão do rebanho bovino da região.

No total 40 produtores compõem o programa de melhoramento genético, este trabalho vem sendo acompanhado por médico veterinário e técnico.

O material de pura origem - faz parte do programa de desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. De acordo com o secretário de Agricultura do Município, Valdinei Costalonga, o município conta com uma produção de 1.659.961 litros de leite e que os próximos 5 anos é chegar a 3,5 milhões de litros.

O programa objetiva, além de promover o desenvolvimento da cadeia produtiva com o aumento dos índices de produção do rebanho leiteiro, a melhoria da qualidade do leite produzido e a modernização dos processos de industrialização e diversificação dos produtos lácteos industrializados e por fim o aumento de consumo, oferecendo qualidade ao consumidor e lucratividade ao produtor.

Outra iniciativa pioneira adotada em Presidente Kennedy vem mudando a vida dos produtores de leite, aumentando a rentabilidade das propriedades rurais e reduzindo as despesas com o gado.

Há onze meses a administração municipal implantou a distribuição gratuita de ração farelada nas unidades produtoras de leite, com o objetivo de aumentar a produção. Além de alcançar o resultado planejado, também foi possível verificar uma significativa economia no bolso do pecuarista kennedense que deixou de gastar com a compra do produto. Ou seja, o ganho é dobrado para os 322 cadastrados no programa municipal.

No caso de Presidente Kennedy, a pecuária é a atividade de maior importância econômica, ao lado da extração de petróleo. A área ocupada é de 30.771 hectares de pastagens nativas e formadas, comportando um rebanho de mais de 54 mil cabeças (fonte: Idaf/2010), e tornando o município o segundo produtor de leite do Espírito Santo.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir