Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 06-12-2011

Itapemirim sediou audiência pública da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa
O rio nasce no município de Lajinha, em Minas Gerais, e deságua em Marataízes.
Itapemirim sediou audiência pública da Comissão de Meio Ambiente   da Assembleia Legislativa
Foto: Assessoria de Comunicação PMI

Mais de 400 mil pessoas são abastecidas pelas águas do Rio Itapemirim, no Sul do Estado. Atualmente, ele é o segundo maior em volume de água no Espírito Santo, ficando atrás apenas do Rio Doce. Das 17 cidades que compõem a Bacia do Itapemirim, 16 são capixabas. O rio nasce no município de Lajinha, em Minas Gerais, e deságua em Marataízes.

Para debater a possibilidade de se criar uma comissão interestadual parlamentar de estudos da bacia hidrográfica do rio, a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (Ales) realizou audiência pública no município de Itapemirim, com as presenças dos deputados Theodorico Ferraço (DEM), Luzia Toledo (PMDB) e Sandro Locutor (PV), que preside a Comissão.

Uma das grandes preocupações para se preservar o Itapemirim, que é o principal rio do Sul capixaba, é a recuperação da mata ciliar, procedimento que evita a erosão e o assoreamento. Durante a audiência, o município de Itapemirim anunciou um projeto neste sentido, que custará em torno de R$ 1 milhão.

"Vamos convidar os nossos agricultores e lembrá-los dos tempos passados, de fartura do rio. Esperamos que a audiência de hoje seja o primeiro passo para a recuperação do nosso rio, o investimento que será feito em plantio de mudas e capacitação dos nossos agricultores para lidar com o rio será um bom começo", acredita a Prefeita de Itapemirim, Norma Ayub Alves.

O deputado Theodorico Ferraço sugeriu a criação de um aqueduto entre os rios Itapemirim e Itabapoana. A intenção do parlamentar é amenizar os prejuízos dos produtores em período de seca. Ele explicou que a situação do município é preocupante, já que recebe toda a água do Itapemirim.

"Precisamos de um projeto de reflorestamento das margens e preservação dos mananciais. Precisamos que ele saia do papel e vire uma ação em defesa do rio. A Prefeitura de Itapemirim já colocou em depósito R$ 1 milhão para o projeto. Se não cuidarmos do meio ambiente, o nosso futuro é incerto", frisou.

A deputada Luzia Toledo falou sobre a sua experiência enquanto presidente da Comissão Interparlamentar de Estudos sobre a Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce). "Vinte e oito municípios compõem a Bacia do Rio Doce no Espírito Santo. Precisamos apresentar o projeto aos Ministérios da Integração, do Meio Ambiente e das Cidades e Agência Nacional das Águas. Assim ganharemos mais aliados nessa luta", disse.

Ao final, Theodorico Ferraço sugeriu que os municípios de Itapemirim e Presidente Kennedy se unam na construção do aqueduto. "Com isso, evitaremos inclusive o êxodo rural", explicou o deputado.














    Fonte: www.al.es.gov.br
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir