Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-12-2011

Obama lembra vítimas de Pearl Harbor
O presidente dos EUA prestou, esta quarta-feira, homenagem às vítimas de Pearl Harbor.
Obama lembra vítimas de Pearl Harbor
Foto: www.jn.pt

O presidente dos EUA prestou, esta quarta-feira, homenagem às vítimas de Pearl Harbor, 70 anos depois, considerando que o resultado da Segunda Guerra Mundial demonstra que "nenhuma dificuldade é inultrapassável quando os norte-americanos estão unidos".

"Há 70 anos, uma bela manhã de domingo ficou ensombrada pelo ataque injustificado em Pearl Harbor. Michelle e eu juntamo-nos aos norte-americanos para honrar a memória dos mais de 2400 patriotas, americanos, militares e civis, homens, mulheres e crianças, que deram a vida na primeira batalha da Segunda Guerra Mundial", declarou Barack Obama em comunicado.

O presidente, que nasceu em Honolulu - a alguns quilómetros de distância de Pearl Harbor, Havai - 20 anos depois do ataque - também saudou "os antigos combatentes e sobreviventes de Pearl Harbor que ripostaram heroicamente, constituindo um motivo de inspiração para os Estados Unidos e que colocaram o país no caminho da vitória".

Esta geração "lembra que nenhuma dificuldade é inultrapassável quando os norte-americanos estão unidos", afirmou Barack Obama, repetindo um argumento usado em reuniões públicas sobre as dificuldades económicas que o país atravessa e a necessária solidariedade para conseguir um reequilíbrio da fiscalidade entre ricos e pobres.

A aviação imperial japonesa bombardeou a frota norte-americana do Pacífico a 7 de Dezembro de 1941 em Pearl Harbor, desencadeando a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Fonte: www.jn.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir