Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-12-2011

Plano Local de Habitação e Interesse Social é apresentado em Marataízes
Diagnóstico completo da situação habitacional na cidade, além de definir diretrizes, estratégias, linhas de ação e programas, estabelecendo as metas para o atendimento das necessidades habitacionais do município
Plano Local de Habitação e Interesse Social é apresentado em Marataízes
Foto: Assessoria de Comunicação PMM

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Marataízes e o Conselho Municipal de Habitação receberam na manhã desta segunda-feira (05) a equipe técnica da Empresa Loft, responsável pela elaboração do Plano Local de Habitação e Interesse Social para Marataízes, que apresentou um diagnóstico completo da situação habitacional na cidade, além de definir diretrizes, estratégias, linhas de ação e programas, estabelecendo as metas para o atendimento das necessidades habitacionais do município, para famílias com renda de até três salários mínimos e que se encontram em áreas de risco social.

Segundo a assistente social da Loft, Dourine Pereira Aroeira, Marataízes necessita de aproximadamente 655 domicílios para atender a demanda identificada. Essa projeção é baseada em pesquisas feita pelo Ministério das Cidades em 2009. O órgão baseia o déficit através da taxa de fecundidade, migração e expectativa de vida.

A Secretária de Assistência Social, Angelina Faria, ressaltou a importância do levantamento feito pela empresa através desse Plano Local de Habitação e Interesse Social, norteando no desenvolvimento de um trabalho eficiente, evitando as perdas de prazos para a captação de recursos advindos do Governo Federal que, consequentemente, contribuirá na solução do problema de moradia no município de Marataízes.

"Estou muito satisfeita com esse plano, temos hoje um Conselho Municipal de Habitação formado e já marcamos uma reunião para começarmos a trabalhar em cima das diretrizes que a Loft nos apresentou. É uma preocupação do prefeito Dr. Jander, trazer soluções que atendam à população. Já realizamos um trabalho atendendo algumas famílias de forma emergencial através do Bolsa Moradia e do Projeto Viver Melhor, mas o foco do nosso prefeito é a construção das unidades habitacionais. Estamos lutando para desenvolver um trabalho com eficiência, para atender de fato as famílias que necessitam de moradia," destaca Angelina.

A Prefeitura de Marataízes já possui uma área para a construção de 427 unidades integrada a um projeto social que prevê a construção de uma padaria escola e uma sala de costura, visando a capacitação profissional dos moradores. Segundo o Diretor de Habitação, Elemar Santana, todo o trabalho será realizado através do Conselho Municipal de Habitação e da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Marataízes, que tem por objetivo resolver os problemas de moradia do município.

A próxima reunião para discutir o assunto está prevista para a próxima segunda-feira (12), na sede da Secretaria de Assistência Social, no antigo Láurea Freire, na Barra de Itapemirim, as 9 horas da manhã.



Dentre os secretário municipais presentes, o secretário de
agricultura e meio ambiente, Robertino, o diretor de Habitação,
Elemar Santana, as representantes da Empresa Loft, Ana Carolina
Nogueira, arquiteta, Dourine Pereira Aroeira, assistente social e a
Secretária de Assistência Social, Angelina Faria.







    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir