Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 11-12-2011

Armadilhas apreendidas no manguezal de Anchieta
Em uma a��o de fiscaliza��o no manguezal do estu�rio do rio Benevente, realizada no dia (07) no munic�pio de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal, foram apreendidas cerca de 140 armadilhas
Armadilhas apreendidas no manguezal de Anchieta
Foto: Comunica��o Social Prefeitura Muncipal de Anchieta

Em uma a��o de fiscaliza��o no manguezal do estu�rio do rio Benevente, realizada no dia (07) no munic�pio de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal, foram apreendidas cerca de 140 armadilhas,chamadas popularmente de "ratoeiras" e cerca de 20 d�zias da esp�cie Cardisoma guanhumi, popularmente conhecido como guaiamum. Os catadores esvaziaram o local com a presen�a das equipes, deixando as armadilhas e os guaiamuns. Os crust�ceos foram soltos imediatamente.

Conforme informa��es da Secretaria de Meio Ambiente, essa a��o est� baseada na portaria n� 53 de 30 de setembro de 2003 expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov�veis (Ibama), que pro�be a captura, a manuten��o em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrializa��o o armazenamento e a comercializa��o da esp�cie Cardisoma guanhumi.

Segundo o Secret�rio da pasta, Pablo Merlo Prata, a Secretaria e a Guarda Municipal realizam regularmente a fiscaliza��o � cata do guaiamum e do caranguejo uca nos per�odo de defeso. "As a��es de fiscaliza��o ser�o intensificadas durante o per�odo de andada dos caranguejos", alerta Pablo.

De acordo com o gerente estrat�gico da Guarda Civil Municipal, Sebasti�o Tom� Batista Freire, a a��o em conjunto � uma forma eficiente de monitorar o manguezal e evitar crimes ambientais.

A chamada andada dos caranguejos � o per�odo de reprodu��o das esp�cies que ocorre todos os anos entre os meses de janeiro e abril. "A cata indiscriminada do guaiamum e do u��, durante o defeso e a andada prejudica a sobreviv�ncia das esp�cies, podendo causar uma diminui��o nos estoques para a cata dos crust�ceos, e consequentemente, prejudicar as fam�lias que dependem desta atividade", lembra o secret�rio.
A popula��o pode colaborar com a prefeitura nessas a��es de fiscaliza��o fazendo denuncias atrav�s dos telefones (28) 3536 3677 ou 3536 3678



    Fonte: Comunica��o Social Prefeitura Muncipal de Anchieta
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir