Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-12-2011

Presidente palestino celebra entrada na Unesco
Bandeira palestina foi hasteada pela primeira vez na sede da entidade. EUA e Israel foram contr�rios � ades�o palestina � ag�ncia da ONU.
Presidente palestino celebra entrada na Unesco
Foto: g1.globo.com

A entrada na Unesco � um "primeiro reconhecimento para a Palestina", declarou nesta ter�a-feira (13) o presidente Mahmud Abbas, que assistiu em Paris ao hasteamento da bandeira dos palestinos, que agora integram oficialmente a organiza��o da ONU.

"� emocionante ver nossa bandeira hasteada hoje (ter�a-feira) em uma sede da ONU", disse Abbas em um discurso perante a sede parisiense da Organiza��o das Na��es Unidas para a Educa��o, a Ci�ncia e a Cultura (Unesco) ap�s a cerim�nia solene.

"Nossa admiss�o hoje (ter�a-feira) � motivo de orgulho. A Palestina, a terra onde as civiliza��es se encontraram (...) volta a renascer. Apesar de todas as dificuldades impostas pelo bloqueio, sempre conservamos nosso patrim�nio", explicou o l�der palestino.

J� a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, assegurou que "a admiss�o na Unesco � uma oportunidade de demonstrar que a paz tamb�m � constru�da com a educa��o e a cultura".

Trata-se da primeira vez que a bandeira palestina � hasteada na sede de uma organiza��o das Na��es Unidas.

Os palestinos foram admitidos no dia 31 de outubro como pa�s membro na Unesco ap�s o voto da Confer�ncia Geral da organiza��o, o que provocou a ira e as repres�lias de Estados Unidos e Israel.

A vota��o desagradou aos Estados Unidos, que consideram que a ades�o dos palestinos �s organiza��es internacionais n�o pode acontecer antes da assinatura de um acordo de paz com Israel.

As autoridades israelenses tamb�m anunciaram repres�lias contra os palestinos.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir