Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-12-2011

Do Sul, desertores norte-coreanos lançam folhetos contra sucessão.
Grupo enviou propaganda contra sucessão hereditária em balões de hélio. Eles também passaram ao Norte informações sobre as revoltas árabes
Do Sul, desertores norte-coreanos lançam folhetos contra sucessão.
Foto: g1.globo.com

Um grupo de desertores da Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira (21) do lado sul-coreano da fronteira milhares de folhetos contra o processo de sucessão realizado no país comunista após a morte do líder norte-coreano Kim Jong-il.

Um comitê especial formado por várias ONGs e grupos de direitos humanos enviou para o Norte a propaganda contrária à sucessão presa em balões de hélio que foram soltos do pavilhão de Imjingak, muito próximo à fronteira, informou a agência local Yonhap.

O envio de panfletos em balões para que aterrissem do outro lado da fronteira é uma prática que grupos contrários ao regime norte-coreano realizam periodicamente.

Nos folhetos enviados nesta quarta, os ativistas criticam a sucessão hereditária na Coreia do Norte e informam de eventos internacionais como as revoltas no mundo árabe, segundo a Yonhap.

Em ocasiões anteriores, o regime norte-coreano, em sua habitual retórica bélica, ameaçou responder com ataques ao lançamento de propaganda e bombardear os alto-falantes que o Sul tem instalados na fronteira e que também foram usados para transmitir mensagens contra Pyongyang.

A Coreia do Norte está em pleno luto pela morte de Kim Jong-il e realiza o processo de sucessão para seu filho mais novo, Kim Jong-un, que acredita-se ter menos de 30 anos e a quem a imprensa oficial norte-coreana já se refere como "grande sucessor" e "nascido do céu". Uma fonte ligada aos governos da Coreia do Norte e da China afirmou que ele dividirá o poder com um tio e com a cúpula militar.

O velório de Kim Jong-il está ocorrendo no Palácio Memorial de Kumsusang, nos arredores de Seul, onde seu corpo é exposto protegido por uma redoma de vidro para que os norte-coreanos possam lhe prestar homenagens antes de seu enterro, marcado para o dia 28.





Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir