Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 21-12-2011

O evento visa estimular a criatividade das artesãs e impulsionar novas aplicações para suas técnicas.
Desta terça-feira(20) até quinta (22) , artesãs de Cachoeiro de Itapemirim participam de um workshop sobre Patrimônio Cultural Cachoeirense no Mercado São João.
O evento visa estimular a criatividade das artesãs e impulsionar novas aplicações para suas técnicas.
Foto: Divulgação/PMCI

Desta terça-feira(20) até quinta (22) , artesãs de Cachoeiro de Itapemirim participam de um workshop sobre Patrimônio Cultural Cachoeirense no Mercado São João, conhecido como Mercado Municipal, no Centro. A ação é resultado de parceria entre as secretarias de Trabalho e Habitação (Semutha) e Cultura(Semcult).

O evento visa estimular a criatividade das artesãs e impulsionar novas aplicações para suas técnicas com exercícios de conhecimento, informação e incentivo à criatividade, com foco na decoração do carnaval de 2012 do município.

O ator e produtor cultural Lucimar Costa promoveu uma dinâmica sobre o tema do workshop durante a tarde desta terça-feira. Seguindo a programação, Elisa Euzébio, designer de moda, vai trabalhar junto às artesãs cachoeirenses a confecção dos painéis carnavalescos, explorando as técnicas adquiridas. Nos dois dias, o evento será realizado de 8h às 12h e de 14h às 18h.

O artesanato garante a geração de renda para muitas famílias do município que não teriam condição de se inserir no mercado formal de trabalho, resgatando-lhes dignidade e qualidade de vida. Essa arte viabiliza, também, reciclar e reutilizar materiais, concretizando no cotidiano importantes princípios da ecologia, reproduzindo velhos ofícios e seus saberes originais, preservando identidade e ajudando a divulgar regiões e suas culturas.

Revitalização do Mercado Municipal

Fundado em 1921, o Mercado Municipal foi o primeiro centro comercial do município. Hoje, ainda funciona como ponto de comércio e é também local de encontro de amigos nas noites de Cachoeiro. Além da importância histórica, o prédio é um dos cartões postais da cidade, tombado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Cachoeiro, em 1996.

No ano passado a parte interna do prédio foi pintada. A reforma do local está prevista no orçamento de 2012 e as obras serão iniciadas no primeiro semestre, segundo informou o secretário de Desenvolvimento Rural, José Arcanjo Nunes. O objetivo, após a revitalização, é criar uma espécie de Centro Cultural no segundo piso, com um palco e uma "casa de café".

Em parceria com a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, a associação Cachu Art ensina artesanato, forma novos núcleos e apoia as pessoas na superação de seus desafios em escolas, igrejas e templos e também no segundo piso do mercado municipal.

Comerciantes e frequentadores são unânimes em afirmar que o espaço, mesmo com toda a história e importância, carece de revitalização. "Deveríamos voltar mais nossos olhos para esse local", destaca Roberto Lima, comerciante no mercado há 10 anos.

    Fonte: Stéfano Fabris - Equipe de Comunicação Social PMCI
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir