Categoria Policia  Noticia Atualizada em 26-12-2011

Confrontos entre seita e polícia matam cerca de cem pessoas
Tiroteios entre forças de segurança nigerianas e a seita islâmica Boko Haram podem ter matado até 100 pessoas nesta semana em Damaturu e Potiskum, no nordeste do país
Confrontos entre seita e polícia matam cerca de cem pessoas
Foto: www.portugues.rfi.fr

Tiroteios entre forças de segurança nigerianas e a seita islâmica Boko Haram podem ter matado até 100 pessoas nesta semana em Damaturu e Potiskum, no nordeste do país, de acordo com um responsável de uma ONG de defesa dos Direitos Humanos no país e uma fonte policial. Apenas hoje, as autoridades confirmam que os confrontos deixaram 68 vítimas.

O grupo militante Boko Haram, cujo nome pode ser traduzido como "educação ocidental é proibido", quer impor a lei islâmica sharia em todo o país e tem sido responsabilizado por dezenas de tiroteios e bombardeios no norte da Nigéria, incluindo uma série de ataques nas últimas semanas. O Exército da Nigéria matou mais de 50 membros da seita durante os combates de quinta e sexta-feira na cidade de Damaturu, no nordeste do país, afirmou o chefe do Estado maior, tenente-general Azubuike Ihejirika, em comentários publicados na mídia local. Três soldados também morreram, disse.

Fontes hospitalares em Damaturu disseram ter contado 50 corpos até agora, mas a maioria dos mortos eram civis. "Dos 50 corpos que recebemos, sete eram policiais, dois soldados e 41 civis", afirmou um responsável pelo hospital da cidade.

Em um incidente separado na sexta-feira, suspeitos membros da seita abriram fogo contra um grupo de policiais logo após uma celebração religiosa, matando quatro pessoas, disseram policiais.

Fonte: www.portugues.rfi.fr
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir