Categoria Economia  Noticia Atualizada em 26-12-2011

Vendas de shoppings brasileiros crescem 5,5% neste Natal
Segmento de perfumaria e cosm�ticos registrou desempenho acima da m�dia, com aumento de 18% nas vendas em compara��o com 2010
Vendas de shoppings brasileiros crescem 5,5% neste Natal
Foto: economia.ig.com.br

As vendas nos shopping centers brasileiros cresceram 5,5% no Natal deste ano em rela��o ao mesmo per�odo de 2010. A informa��o foi divulgada nesta segunda-feira pela Associa��o Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Apesar do avan�o, o resultado ficou abaixo da expectativa do setor, que previa aumento de 6,5% nas vendas de fim de ano. A desacelera��o ocorre por influ�ncia do setor externo, segundo a Alshop.

"Esse cen�rio j� havia sido observado em outubro e nas primeiras semanas de novembro, quando not�cias negativas vindas do exterior fizeram o consumidor dar uma freada nas compras", afirma Nabil Sahyoun, presidente da Associa��o.

O segmento de perfumaria e cosm�ticos registrou o melhor desempenho, com crescimento de 18% nas vendas em compara��o com o ano passado. As vendas de �culos, bijuterias e assess�rios aumentaram 17%, enquanto o segmento de cal�ados registrou expans�o de 8%. O setor de eletroeletr�nicos teve vendas 5% maiores, enquanto vestu�rio registrou alta de 2%.

Feliz Natal e Ano Novo sem d�vidas

Cerca de 65% das vendas realizadas nos shoppings centers neste Natal foram pagas com cart�es de cr�dito ou d�bito. Cart�es pr�prios ou carn�s das lojas responderam por aproximadamente 15% das vendas; cheques, por 10%; e dinheiro, por outros 10%.

Para o Natal deste ano, as lojas de shoppings contrataram cerca de 140 mil colaboradores tempor�rios, acima dos 130 mil contratados no Natal de 2010. A expectativa � de que 35 mil sejam efetivados em 2012.

No ano, as vendas do setor de shopping centers no Brasil somar R$ 104,1 bilh�es, valor 12% maior que o registrado em 2010 (R$ 93 bilh�es). Apesar disso, a taxa de expans�o deste ano � inferior � do ano passado, quando o setor cresceu 16,3%.

O levantamento da Alshop foi feito com base em pesquisa feita com 150 empresas de varejo associadas, que re�nem cerca de 6.400 lojas em todo o Brasil.

Fonte: economia.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir