Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 28-12-2011

Eletricista reaproveita materiais e cria miniatura de parque
Luiz do Vale usou at� utens�lios dom�sticos para montar brinquedos. Estrutura re�ne parentes em festas na casa em Campina Grande (PB).
Eletricista reaproveita materiais e cria miniatura de parque
Foto: g1.globo.com

Um escorredor de arroz, um prato e uma x�cara podem parecer simples utens�lios dom�sticos, mas na mente criativa do eletricista Luiz Oliveira do Vale ajudaram a dar vida a um sonho: a cria��o da r�plica de um parque de divers�es em miniatura. Na varanda da casa em Campina Grande, ele exibe orgulhoso a obra que demorou quatro meses para montar e que virou a atra��o dos festejos de fim de ano para a fam�lia.

Do Vale, como � conhecido, diz que sonhava em resgatar as lembran�as para que seus netos pudessem conhecer um parque de divers�es tradicional, com direito at� a r�dio difusora ao som da cl�ssica can��o "Only You", do grupo The Platters. "Dos 16 aos 17 anos de idade eu trabalhei em um parque operando m�quinas e recebendo o p�blico. J� fiquei no pavilh�o de tiro ao alvo, passei pela roda-gigante, carrossel e montanha russa", relembra o eletricista com saudade.

Somente 53 anos depois, ainda na ativa como eletricista, ele tomou a iniciativa e come�ou a colocar seu plano em a��o. Em agosto deste ano, depois de visitar feiras de artesanato em passeios casuais, Do Vale resolveu montar uma miniatura de parque em casa para que a fam�lia pudesse contemplar.

Dentro da resid�ncia ele encontrou pe�as que poderiam ser reutilizadas. Outras, ele preferiu procurar no com�rcio, como emborrachados coloridos. Bonecas de pano servem como "figurantes" na roda-gigante. Cavalos de madeira e a tela de um guarda-chuva ornamentam o carrossel, enquanto carrinhos de brinquedo completam a Autopista. Ainda tem a Aeronave, a Motopista, o Trem Fantasma e a X�cara Maluca. Para fazer toda a estrutura funcionar, ele instalou sete motores que d�o vida e movimento aos brinquedos. O toque final fica por conta das 1,1 mil pequenas l�mpadas que iluminam o colorido das pe�as.

Segundo seu Do Vale, a roda gigante foi o brinquedo mais trabalhoso. Quanto custou o pre�o de realizar o sonho? "Perdi as contas de quanto gastei!", brinca.

Seu anivers�rio de 70 anos, no dia 10 de dezembro, foi a data escolhida para surpreender a fam�lia com a inaugura��o da "obra". O evento, que reuniu filhos, netos e parentes de Pernambuco, teve at� queima de fogos. A estrutura ganhou o nome de Parque de Divers�es BKT, uma montagem das �nicas letras que diferenciam os nomes dos tr�s filhos: Walber, Walker e Walter.

Apesar de muito elogiado pela iniciativa, Luiz do Vale diz que ainda tem planos de ampliar o parque. "N�o deu tempo de fazer o que eu queria. Falta o Tiro ao Alvo, entre outros detalhes e decora��es. Ano que vem vou surpreender a fam�lia ainda mais", revela.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir