Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 29-12-2011

Mestre Valentim ganha estátua em sua homenagem.
Uma homenagem ao mestre Valentim Manoel dos Anjos, com a entrega de uma estátua do mestre.
Mestre Valentim ganha estátua em sua homenagem.
Foto: Renan Alves

Emoção e incentivo à cultura. Ontem (27), a Prefeitura de Anchieta, por meio da Gerência de Cultura e Patrimônio Histórico, realizou na comunidade de São Mateus, interior do município, uma homenagem ao mestre Valentim Manoel dos Anjos, com a entrega de uma estátua do mestre.

O prefeito Edival Petri, a vice-prefeita e secretária de Educação, Paula Louzada, a gerente de Cultura e Patrimônio Histórico, Telma Amaral, além de outros secretários, gerentes, assessores e a comunidade local, participaram da missa e das homenagens. Emocionado, o mestre, de 92 anos, agradeceu a homenagem e até cantou um jongo.

"Poucos são os que recebem esse tipo de homenagem em vida e o mestre Valentim é merecedor. Estamos preservando a cultura popular do nosso município e, principalmente, o jongo, com mais de 150 anos. Vimos que essa cultura vem sendo repassada para as gerações. Ele, o mestre Valentim, é o ícone da nossa cultura", disse a gerente de Cultura e Patrimônio Histórico, Telma Amaral.

Para a vice-prefeita e secretária de Educação, Paula Louzada, os valores repassados pelo mestre Valentim são visíveis através da cultura do jongo. "É importante para a história do município de Anchieta e para a cultura. Uma das maneiras de não deixar isso acabar é valorizando e dando condições e reconhecendo o ‘trabalho’ daqueles que o fazem. Que a comunidade continue perpetuando os tambores!", disse.

Hipólito Alves, escultor da obra, disse que retratar o mestre não foi uma tarefa fácil. "Foram vários laboratórios na comunidade para conhecer a história do mestre. Esta obra retrata e transmite tudo o que percebi, que é a pureza, riqueza popular e de valores que esse grande homem possui. Com ele podemos aprender como viver com simplicidade. Que o município não deixe essa cultura tão bonita morrer", disse.

"Mestre Valentim, homem que mantém a tradição cultura afro-descendente, que mantém a fé e cultura atreladas, merece receber essa homenagem. Vemos aqui toda a comunidade preservando a cultura do jongo e fazendo história. Foi ele que fortaleceu a cultura popular, percorrendo diversas comunidades levando cultura. Temos que continuar valorizando a cultura como um todo e incentivando para que essa 3ª geração de Mestres de Jongo Tambores de São Mateus, com mais de 150 anos de existência, não se acabe", disse o prefeito Edival Petri.

Mestre Valentim

Em 2010 ele recebeu o prêmio "Mestre Armojo do Folclore Capixaba" do governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, e o prêmio "Mestre da Cultura Popular do Brasil" do Ministério da Cultura - Edição 2009.













    Fonte: Assessoria de Comunicação PMA
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir