Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2011

Estudante elabora projeto de marina em Marataízes
A jovem estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa Adaia Moulin Mardegan elaborou um projeto de uma marina em Marataízes
Estudante elabora projeto de marina em Marataízes

A jovem estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa Adaia Moulin Mardegan elaborou em seu trabalho de conclusão de curso um projeto de implantação de uma marina na cidade de Marataízes. O local escolhido seria onde hoje se encontra as ruínas do Iate Clube.

O Iate Clube está caindo e os sócios não têm condições financeiras para reestruturar o local, a única área que continua em boas condições é a área da piscina e sua entrada, o jornalista Ronald Mignone neste ano mobilizou inúmeras autoridades e moradores locais a fim de discutir o futuro do clube.

"O que ficou do movimento Iate Total foi a certeza da importância histórica e cultural do Iate Clube para Marataízes além do potencial de suas instalações para a realização de projetos de cunho social em prol de Marataízes, o movimento está no aguardo da concretização da intenção do prefeito Jander Nunes Vidal que vislumbrou a idéia de transformar o local em uma área de interesse e utilidade pública." Disse o líder do movimento Iate Total Ronald Mignone.

Confira abaixo o projeto de Adaia que visa a criação da Marina.

Marina: A Busca de uma Nova Imagem
Proposta de Implantação de uma Marina na cidade de Marataízes-ES

A implantação de uma marina na cidade de Marataízes–ES objetiva a revitalização da área central da cidade, atraindo mais turistas para o balneário, através da própria marina e dos estabelecimentos que irão se instalar na região devido a presença da mesma.

A inserção da marina na cidade busca investimentos sociais e econômicos para a região, tanto do setor público quanto do privado, beneficiando não apenas aos turistas, mas também a população do município que necessita de um novo espaço de lazer.

O projeto também objetiva o desenvolvimento de um setor turístico, ainda pouco explorado no país, o Turismo Náutico. Este setor apresenta um enorme potencial de crescimento e uma grande demanda de turistas e embarcações, que necessitam de empreendimentos, como o proposto, para apoio deste desenvolvimento e apoio aos usuários deste perfil.

É importante lembrar que esta proposta irá também promover e divulgar o turismo náutico no país e no mundo.

O local escolhido para a implantação da marina é o antigo Iate Clube de Marataízes. O Iate Clube foi um marco muito representativo na memória da população e dos visitantes, onde estes frequentavam as atrações e eventos culturais e esportivos oferecidos pelo clube. Atualmente o Iate Clube encontra-se degradado e funcionando precariamente, o projeto visa resgatar o ideal de cultura, esporte e lazer que o local oferecia.







O projeto contempla um local de eventos com capacidade para 2.000 pessoas, restaurante aberto ao público, auditório, lojas especializadas no setor náutico, área administrativa e de serviços da marina. O projeto ainda prevê um píer destinado aos pescadores locais para embarque e desembarque de carga. A marina, não funcionará apenas como estrutura apoio para as embarcações e como local de lazer, mas sim como elemento arquitetônico que impulsionará a atividade turística e melhorará a imagem da cidade.


Adaia Moulin Mardegan estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa


Confira aqui o projeto completo em PDF

Mais informações sobre o projeto falar com:

Adaia C. Moulin Mardegan
Arquiteta e Urbanista
Tel: (28) 8115-7425
e-mail: [email protected]


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir