Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 02-01-2012

Brasileiro de 15 anos consegue fazer Siri funcionar em português
Jovem interceptou comunicação de iPhone 4S com servidores da Apple. Assistente do iPhone 4S ainda não entende o português oficialmente.
Brasileiro de 15 anos consegue fazer Siri funcionar em português
Foto: g1.globo.com

O desenvolvedor Pedro Franceschi, de apenas 15 anos, conseguiu fazer a Siri, assistente virtual comandado por voz do iPhone 4S, funcionar em português. O smartphone chegou ao Brasil em dezembro e a assistente, uma de suas principais novidades, ainda não entende português –oficialmente, ela pode ser comandada apenas em inglês, alemão e francês.

Franceschi contou ao G1 que criou uma prova-conceito, um sistema que, por enquanto, funciona apenas no smartphone dele. A alteração feita no sistema da Apple é, na verdade, uma interceptação da comunicação que o iPhone 4S faz com os servidores da Apple.

O jovem desenvolvedor conta que intercepta o áudio enviado para que os servidores da Apple façam a interpretação e respondam à requisição do usuário. Nesse processo, ele faz com que o usuário possa comandar a Siri em português e ver as respostas escritas no mesmo idioma –apesar disso, o áudio de resposta da assistente ainda é em inglês. Franceschi publicou no YouTube um vídeo mostrando o sistema em funcionamento.

Para fazer o sistema entender o português, ele usou como base o aplicativo Dragon Dictation, que entende o português e foi feito pela Nuance.

Ele diz que só pretende disponibilizar o sistema para outros usuários quando for liberado o desbloqueio do iPhone 4S. "Assim que isso sair, posso liberar para outros usuários em pouco tempo", conta e explica que questões legais e técnicas podem prejudicar um lançamento a todos agora. "O que eu tenho pronto hoje não modifica nada no celular, eu faço a interceptação no meu computador. Preciso pegar esse processo e passar para o aparelho."

O desenvolvedor explica que fez a modificação no sistema para que os brasileiros também possam ter acesso aos lançamentos feitos pela Apple. "A Apple lança algumas coisas que dão muito certo fora do país e chegam aqui sem suporte ao português", afirmou.

A Siri é o grande destaque do iPhone 4S. Ela funciona como uma assistente virtual comandada por voz que ajuda o usuário a realizar tarefas básicas no dia a dia. No Brasil, ela ainda tem suas funções limitadas. Além de não entender português, ela não faz buscas geográficas ou exibe rotas no país.

O iPhone 4S foi lançado no país no dia 16 de dezembro, por a partir de R$ 2,6 mil na loja oficial da Apple.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir